Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62546

TítuloA ação pedagógica de uma professora de Educação Física: do planejamento às estratégias de ensino
Autor(es)Torino, Maria Alice Braga
Galvão, Zenaide
Palavras-chaveEducação Física Escolar
Ação Pedagógica
Professor Reflexivo
DataJul-2019
EditoraInstituto Politécnico da Guarda
CitaçãoTorino, M.A. B. & Galvão, Z. (2019). A ação pedagógica de uma professora de Educação Física: do planejamento às estratégias de ensino. In N. Serra, C. Vila-Chã, N. Casanova & B. Pereira (Ed), Educação Física, Lazer & Saúde. Desafios Interdisciplinares na promoção da atividade física, Vol II (pp. 64-70). Guarda: Instituto Politécnico da Guarda
Resumo(s)O presente trabalho buscou analisar a ação pedagógica de uma professora de Educação Física na sua capacidade de reflexão sobre a ação. Foi realizada uma pesquisa qualitativa. Participaram deste estudo uma professora que ministra aulas de Educação Física no Ensino Fundamental I em uma escola da Região de São Joaquim da Barra, interior do Estado de São Paulo, Brasil. Para recolha dos dados, foram observadas quinze aulas e aplicada uma entrevista semiestruturada contendo treze questões com o intuito de abordar desde a formação profissional até o planejamento, além das possibilidades de reflexão na e sobre a ação pedagógica. Os resultados indicaram que, apesar da professora indicar que sua ação pedagógica vai ao encontro de sua formação, considerada tradicional, sua ação pedagógica extrapola algumas características deste tipo de formação. Os conteúdos, geralmente centrados nos jogos e nas brincadeiras e iniciação ao esporte são, por vezes, apresentados em sua dimensão conceitual, mesmo que de maneira sumária. Além disto, ela trouxe elementos da Educação Física presentes na mídia para discussão em aula. Interessante constatar que a avaliação, apesar de não considerar todas as dimensões dos conteúdos, ultrapassa a questão da frequência, avaliando também a participação efetiva e a questão dos valores. Apesar disto, constatamos que a professora, em raros momentos, tece alguma reflexão sobre a sua ação. Os resultados mostram que existe, na professora, a busca por uma ação pedagógica renovadora, mas as dificuldades para alcançar este objetivo esbarram na necessária ampliação do conhecimento aliado à sua tão valorosa experiência. Neste sentido, é importante repensar a formação continuada para que a mesma tenha uma influência significativa na ação docente dos professores a partir das discussões sobre o professor reflexivo e seus saberes.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62546
ISBN978-972-8681-79-1
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Torino e Galvão A ação pedagógica.pdf1,35 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID