Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6236

Título"O homem que engoliu a lua”: do conto fantástico à literatura infantil
Autor(es)Ramos, Ana Margarida
Ramos, Rui Lima
Palavras-chaveLiteratura Infantil
Linguística
Conto
Fantástico
Data2003
EditoraUniversidade do Minho. Instituto de Estudos da Criança (IEC)
CitaçãoIn AZEVEDO, Fernando Fraga de, coord. – “A criança, a língua e o texto literário : da investigação às práticas : actas do Encontro Internacional sobre A Criança, a Língua e o Texto Literário, Braga, Portugal, 2003” [CD-ROM]. Braga : Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, 2003. ISBN 972-98757-7-4. p. 384-385.
Resumo(s)Pretende este poster dar conta, esquematicamente, de duas leituras possíveis, decorrentes de duas edições do conto «O tombo da lua» / «O homem que engoliu a lua», de Mário de Carvalho, com destinatários preferenciais distintos (uma edição para adultos e outra para crianças), procedendo à análise de elementos temáticos e formais / estilísticos. Problematiza a questão da estratégia editorial, teoricamente um elemento externo à definição do texto literário, no desenho do conceito e das fronteiras da Literatura Infantil. Assim, o conto em questão adquire contornos substancialmente diferentes mediante as competências e a enciclopédia dos leitores que com ele interagem: num caso, trata-se de um conto inserido numa colectânea, percorrida por uma linha de coesão orientadora de uma leitura global, numa edição para leitores adultos, sem ilustrações; noutro caso, trata-se da publicação de um conto isolado, ilustrado, num suporte físico e com um grafismo usuais nas publicações para a infância, à qual nem falta a inscrição paratextual do nível etário a que se destina («a partir dos 8 anos», pode ler-se na contracapa).
TipoResumo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6236
ISBN972-98757-7-4
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DCILM - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O homem que engoliu a lua.pdfposter29,37 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID