Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/6224

TitleXML e preservação digital
Author(s)Ramalho, José Carlos
Ferreira, Miguel
Castro, Rui
Faria, Luís
Barbedo, Francisco
Corujo, Luís
KeywordsXML
Preservação digital
EAD
PREMIS
Issue date15-Feb-2007
CitationRamalho, J. C., Ferreira, M., Castro, R., Faria, L., Barbedo, F., & Corujo, L. (2007). XML e Preservação Digital. Paper presented at the XATA - XML: Aplicações e Tecnologias Associadas, FCUL, Lisboa, Portugal.
Abstract(s)Actualmente estamos a substituir gradualmente os documentos físicos por documentos digitais. A constatação de que cada vez há mais informação apenas em suporte digital levanta uma série de preocupações relacionadas com a preservação de todo este manancial de informação. Não é de estranhar, portanto, que a Preservação Digital tenha emergido como uma área de investigação que tem adquirido cada vez mais importância. A principal preocupação de todos os que tentam contribuir para a área é como garantir uma maior longevidade ao material digital que é produzido diariamente. Por exemplo, material produzido está dependente de plataformas de hardware e software que normalmente se tornam obsoletos em 5 anos. O XML como formato neutro para a representação de informação surge naturalmente neste contexto. São já vários os dialectos XML produzidos e usados para e na Preservação Digital: PREMIS, METS, NISO MIX, etc. Neste artigo, caracterizámos o estado actual desta área, identificando várias normas e mostrando com um caso de estudo real (RODA: Repositório de Objectos Digitais Autênticos), como é que se podem usar e combinar aquelas normas numa solução de Preservação Digital.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/6224
ISBN978-972-99166-4-9
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:DI/CCTC - Artigos (papers)
KEEPS - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
digpreserve.pdfartigo584,93 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID