Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6222

TítuloO curriculum DeGóis: um e-Portefólio científico
Autor(es)Magalhães, Paulo Sérgio Tenreiro
Santos, Leonel Duarte dos
Amaral, Luís
Palavras-chaveCurrículo científico
e-Portfólio científico
Serviços de Informação
DeGóis
Data2006
EditoraLudomedia – Conteúdos Didácticos e Lúdicos
CitaçãoMAGALHÃES, S. T.; SANTOS, L. D. ; AMARAL, L. - O curriculum DeGóis : um e-Portefólio científico – In ENCONTRO SOBRE E-PORTEFÓLIO, 1, Braga, 2006 - “Aprendizagem formal e informal : actas” [CD-ROM]. [S. l.] : Ludomedia, 2006. p. 59-65. ISBN 972-8914-32-6.
Resumo(s)A plataforma DeGóis, plataforma nacional de ciência e tecnologia, é uma estrutura sistémica que permite ao utilizador uma gestão eficiente da informação constante no seu Curriculum Vitae (CV). Devido aos esforços no sentido de assegurar a interoperabilidade com outros sistemas e a integração com os repositórios digitais, o CV transformou-se naturalmente num portal para a descrição dos trabalhos efectuados e daí para os próprios trabalhos. Assim, o DeGóis representa também uma plataforma de e-portefólios científicos e, portanto, este artigo apresenta a sua arquitectura e os seus princípios, por forma a demonstrar que, pela sua natureza, o currículo de actividade científica tal como ele é implementado nesta plataforma, incluindo não só uma listagem do histórico do investigador mas também ligações às próprias produções científicas e técnicas disponíveis numa rede de partilha de conhecimento, é um e-Portefólio, já que se enquadra no conceito aceite pelo consórcio EIfEL (European Institute for E-Learning) ao representar uma colecção autêntica e diversa de indicadores de parte do conhecimento e capacidades adquiridos ao longo do tempo pelo investigador e sobre os quais houve reflexão de uma comunidade (graças ao peer review e aos processos de partilha de conhecimento científico) destinando-se à consulta pelo próprio, pela comunidade de utilizadores que partilhem os mesmos interesses científicos e pelas empresas.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6222
ISBN972-8914-32-6
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DSI - Sociedade da Informação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
e-portefólio-2006.pdfcomunicação467,69 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID