Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/62124

TitleO enriquecimento das áreas pedagógicas com materiais naturais em contexto de jardim-de-infância
Other titlesThe enrichment of pedagogical areas with natural materials in the context of kindergarden
Author(s)Almeida, Maria José Veloso de
Advisor(s)Parente, Maria Cristina Cristo
KeywordsEducação pré-escolar
Enriquecimento das áreas
Escolhas
Materiais naturais
Recursos materiais
Choices
Enrichment of areas
Material resources
Natural materials
Pre-school education
Issue date2019
Abstract(s)O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio e tem como principal objetivo descrever, refletir e analisar o Projeto de Intervenção Pedagógica realizado no contexto de jardim-de-infância. O Projeto de Intervenção foi desenvolvido com um grupo de vinte e quatro crianças com quatro anos de idade e a problemática do mesmo, emergiu da realização de diversas observações realizadas nos momentos de exploração das áreas da sala. Deste modo, o presente relatório tem como principal objetivo relatar de forma reflexiva, de que modo o enriquecimento das áreas pedagógicas com materiais naturais e reciclados favorece um ambiente educativo rico e estimulante, bem como o seu impacto no desenvolvimento, escolhas e aprendizagens das crianças. A investigação desenvolvida assume uma abordagem de natureza qualitativa com recurso a uma abordagem da investigação-ação. A partir do enriquecimento de algumas áreas pedagógicas e da respetiva recolha e análise dos dados associados a esta dinâmica, foi possível aferir a importância da introdução de materiais naturais e reciclados na sala de atividades. O relatório descreve a intervenção pedagógica desenvolvida ao longo deste período, bem como um processo de desenvolvimento profissional, espelhando as aprendizagens construídas ao longo da formação académica e a partir das experiências vividas no contexto de jardim-de-infância.
The following report is part of the Internship Curricular Unit and has as main objective to describe, reflect and analyze the Pedagogical Intervention Project inserted in the context of kindergarden. This Intervention Project was developed with a group of twenty-four children aged four years, and the theme of the same emerged from the realization of several observations that happened in the moments of exploration in the classroom. The main purpose of this report is to demonstrate how the enrichment of pedagogical areas with natural and recycled materials favors a rich and stimulating an educational environment, this also affects the development of choices and learning of the same. The developed research takes a qualitative approach using action- research. From the enrichment of some areas and the respective collection and analysis of the data associated with this dynamic, it was possible to gauge the importance of natural and recycled materials in the activity, which should correspond to the interests and needs of the children. The report describes the research developed throughout this period, as well as a professional training process, reflecting the learning acquired through the academic training and from the experiences lived in the context of kindergarten.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttp://hdl.handle.net/1822/62124
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria José Veloso de Almeida.pdf2,27 MBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID