Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/62092

TitleProcesso de internacionalização de uma PME: a prospeção do mercado espanhol da empresa Energie EST Lda.
Other titlesProcess of internationalization of an SME: the prospecting of the spanish market of the company Energie EST Lda.
Author(s)Serra, João Pedro Santos
Advisor(s)Guimarães, Maria Helena
KeywordsExportação
Internacionalização
Mercado espanhol
PME
Export
Internationalization
SMEs
Spanish market
Issue date2019
Abstract(s)O tecido económico português é maioritariamente constituído por pequenas e médias empresas (PME), sendo estas as grandes responsáveis por aumentar os índices de produtividade do país. Contudo a reduzida dimensão de Portugal enquanto mercado, assim como as adversidades financeiras que surgiram na última década, levaram a uma transformação não só da visão das mesmas, como do seu modus operandi impulsionando-as à procura de novos mercados, mas também ao desenvolvimento de novos produtos com vista a diversificação de fontes de rendimento. Assim, num mundo cada vez mais globalizado e interligado, as empresas surgem também elas como algo global, e para as quais “não existem impossíveis”, e onde” nada pode ser dado como garantido”. É neste contexto que a internacionalização das empresas, principalmente das PME’s, assume um papel preponderante não só para as mesmas como para os países e economias em que estas se encontram inseridas O presente relatório procura perceber e melhorar o processo de exportação da ENERGIE EST Lda. para o mercado espanhol, nomeadamente no segmento das bombas de calor aerotérmicas para aquecimento de águas sanitárias. Assim os principais objetivos passam por perceber de que modo a ENERGIE EST Lda. pode penetrar com mais eficiência neste mercado, através da análise das suas tipologias de produto, concorrência, mas também da busca por novos clientes, do aumento da visibilidade da marca, assim como da identificação das limitações da empresa e o porquê de estas existirem.
Then Portuguese economy is mostly made up of small and medium-sized enterprises (SMEs), which are to a great extent responsible for increasing the country's productivity indexes. However, the small size of Portugal as a market, as well as the financial adversities that have arisen in the last decade, have led to a transformation not only of their modus operandi, impelling them to seek new markets, but also to the development and diversification of their sources of income. Thus, in an increasingly globalized and interconnected world, companies also emerge as global, and for which “there are no impossibilities”, and where “nothing can be taken for granted”. It is in this context that the internationalization of companies, especially SMEs, plays a leading role not only for the companies themselves but also for the countries and economies in which they are located. This report seeks to understand and improve the export process of ENERGIE EST Lda. to the Spanish market, in the segment of air-water heat pumps for heating sanitary waters. The main objectives are to understand how ENERGIE EST Lda. can penetrate more efficiently in this market, through the analysis of its product typologies, its competitors, the search for new customers, the increase of brand visibility, as well as identification of the company’s limitations and why they exist.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais
URIhttp://hdl.handle.net/1822/62092
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joa_o+Pedro+Santos+Serra.pdf7,09 MBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID