Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/62086

TitleDinamizando a área dos livros em contexto de educação pré-escolar
Other titlesDynamizing the book area in the context of pre-school education
Author(s)Silva, Daniela Sofia Teixeira da
Advisor(s)Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
KeywordsÁrea dos livros
Comunicação
Educação pré-escolar
Linguagem
Book area
Communication
Language
Pre-school education
Issue date2019
Abstract(s)Este relatório apresenta um projeto de intervenção pedagógica desenvolvido no âmbito do Estágio do Mestrado de Educação Pré-Escolar, que visou dinamizar a área dos livros em contexto de educação pré-escolar. A fim de desenvolver esta finalidade foram desenvolvidas estratégias para tornar a área dos livros mais apelativa e estimulante ao nível da comunicação e da linguagem das crianças. A planificação dessas estratégias foi suportada na observação participante do contexto e das crianças, com vista a recolher a informação necessária sobre os seus interesses e as suas capacidades. Foram construídos alguns materiais para a área dos livros e desenvolvidas atividades em torno da leitura e narração de histórias, exploração de rimas e de fantoches. A participação ativa das crianças nestas atividades foi fundamental para a prossecução dos objetivos do projeto. A intervenção pedagógica desenvolvida fomentou o interesse das crianças pela área dos livros, criou oportunidades lúdicas de exploração dos recursos aí introduzidos e contribuiu para estimular a linguagem e a comunicação no grupo.
This report presents a project of pedagogical intervention developed within the scope of the master's degree in Pre-School Education, which aimed to liven up the book area in a context of pre-school education. In order to develop this purpose, strategies have been developed to make the book area more appealing and stimulating at the level of children's communication and language. The planning of these strategies was supported by the participant observation of the context and the children, in order to gather the necessary information about their interests and their capacities. Some materials were built for the book area and activities developed around reading and storytelling, exploring rhymes and puppets. The active participation of children in these activities was fundamental to the pursuit of the project objectives. The pedagogical intervention developed fostered children's interest in the book area, created playful opportunities to explore the resources introduced there, and contributed to stimulating language and communication in the group.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttp://hdl.handle.net/1822/62086
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniela Sofia Teixeira da Silva.pdf7,34 MBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID