Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/62057
Título: | Promover a linguagem oral em contexto de pré-escolar |
Outro(s) título(s): | Promoting oral language in a pre-school context |
Autor(es): | Silva, Rafaela Couto Marques da |
Orientador(es): | Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins |
Palavras-chave: | Comunicação Educação pré-escolar Linguagem oral Communication Oral language Pre-school |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | O presente relatório enquadra-se no âmbito da unidade curricular de Estágio, do curso
de Mestrado em Educação Pré-escolar e incide sobre um projeto de intervenção pedagógica
supervisionada, em contexto de jardim-de-infância.
Este projeto visou promover experiências de comunicação de modo a estimular a
linguagem oral nas crianças de pré-escolar. Nesse sentido, este relatório procura refletir acerca
de estratégias pedagógicas adequadas aos interesses e necessidades de um grupo de crianças de
3 anos.
A conceção e o desenvolvimento do projeto de intervenção pedagógica basearam-se em
ciclos de observação, planeamento, ação e avaliação.
A leitura de a exploração de histórias foram estratégias centrais utilizadas neste
contexto. A participação das crianças nas atividades desenvolvidas foram essenciais para a
concretização dos objetivos do projeto.
A descrição e a análise reflexiva dessas atividades procuram evidenciar o contributo do
projeto na criação de dinâmicas de comunicação favoráveis ao desenvolvimento da linguagem
oral das crianças. This report falls within the scope of the Curricular Unit of Professional Pratice of the Master´s in Pre-school Education and focuses on a supervised pedagogical intervention project, in a Kindergarden context. This project aimed to promote comunication experiences that could stimulate the oral language in the pre-school children. In that sense, this report seeks to reflect about the pedagogical strategies fitted to the interests and needs of a 3 year old group of children. The conception and development of the pedagogical intervention project were based on observation, planning, action and evaluation. The reading and exploration of stories were key strategies used in this context. The participation of children in the developed activities was essential for the fulfilling of the projects goals. The description and reflexive analysis of those activities seek to evidence the contribution of the project in the criation of favourable communication dynamics to the development of oral language in children. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/62057 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rafaela Couto Marques da Silva.pdf | 2,65 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons