Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/62056

TitleO ambiente educativo e a promoção das relações entre crianças
Other titlesThe educational environment and the promotion of relationships between children
Author(s)Faria, Ana Rita Castro
Advisor(s)Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
KeywordsConflito interpessoal
Desenvolvimento socio-emocional
Educação pré-escolar
Interpersonal conflict
Pre-school education
Social-emotional development
Issue date2019
Abstract(s)O presente relatório é parte integrante do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e surge no âmbito da Unidade Curricular de Estágio. O relatório descreve e analisa um projeto de intervenção pedagógica supervisionada desenvolvido em contexto de jardim-de-infância. A temática do projeto sob o título “O ambiente educativo e a promoção das relações entre crianças”, surgiu devido à observação de frequentes situações de conflito entre pares e visou melhorar as relações entre pares e promover a capacidade de resolução de conflitos interpessoais. Este projeto também procurou sensibilizar as crianças para os valores sociais da partilha e da cooperação. Tendo presente estes objetivos, foram delineadas estratégias de intervenção pedagógica que respondessem às dificuldades de relacionamento observadas no grupo. Estas estratégias focalizaram-se sobretudo na reorganização do espaço pedagógico, na leitura de histórias, na realização de jogos e outras atividades envolvendo a cooperação entre pares. O projeto contribuiu para mudanças positivas nas relações interpessoais no grupo, para a diminuição dos conflitos e para a tomada de consciência de emoções e de valores sociais. A realização deste projeto permitiu compreender que o conflito interpessoal é um fenómeno natural e uma realidade em qualquer contexto educativo. Por isso é fundamental que os adultos conheçam e integrem as estratégias de resolução de conflitos no quotidiano educativo, apoiem e encorajarem as crianças na resolução de problemas interpessoais reconhecendo para tal a importância que o próprio ambiente pedagógico tem nestas aprendizagens.
The present report is integrated in the study programme of the Pre-School Education Master and it is included in the Internship Curricular Unit. The report describes and analyzes a supervised pedagogic interventional project developed in a kindergarten context. The project’s thematic with the title “The educational environment and the promotion of relationships between children” has aroused due to the observation of frequent conflict situations between peers and aimed to improve relations and promote the ability to resolve interpersonal conflicts. This project also sought to sensitize children to the social values of sharing and cooperation. Taking into account these goals, strategies for pedagogical intervention were designed in order to respond to difficulties of relationships observed in the group. These strategies were mainly focused on the reorganization of pedagogical space, reading stories, playing games and other activities involving peer cooperation. The project contributed to positive changes in interpersonal relationships in the group, to reduce conflicts and to create awareness regarding emotions and social values. The implementation of this project allowed to understand that interpersonal conflict is a natural phenomenon and it is a reality in any educational context. For this reason is fundamental for adults to know how to integrate conflict’s resolution strategies in daily education, supporting and encouraging children to solve interpersonal problems by recognizing the importance that the educational environment itself has in these learnings.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttp://hdl.handle.net/1822/62056
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Rita Castro Faria.pdf3,3 MBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID