Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61954

TítuloAs Tecnologias Digitais na Escola Superior Pedagógica da Lunda Norte - Angola
Outro(s) título(s)Digital Technologies at Lunda Norte Pedagogical School- Angola
Autor(es)Tchivangulula, Almerindo Valdemar
Orientador(es)Lencastre, José Alberto
Palavras-chaveAmbientes virtuais no ensino
B-learning e m-learning
E-learning
Inovação pedagógica com tecnologia
Tecnologias digitais
Digital Technologies
Pedagogical innovation with technology
Virtual environments in teaching
Data2019
Resumo(s)A presente investigação apresenta um estudo sobre as Tecnologias Digitais na Escola Superior Pedagógica da Lunda Norte- Angola, que teve como base algumas irregularidades constatadas em muitas salas de aula ao longo das nossas atividades letivas como professor estagiário. Enunciou-se a seguinte questão de investigação: como contribuir para melhorar os processos de ensino e de aprendizagem na Escola Superior Pedagógica da Lunda Norte mediante o uso das Tecnologias Digitais? Para responder a esta questão desenharam-se os objetivos: (i) identificar as Tecnologias Digitais que os professores e estudantes utilizam no quotidiano; (ii) identificar as Tecnologias Digitais que a escola dispõe para a realização das aulas; (iii) analisar o grau de proficiência na utilização das Tecnologias Digitais apresentado pelos professores; (iv) identificar as Tecnologias Digitais realmente utilizadas pelos professores na sala de aula; (v) analisar o modo como são utilizadas as Tecnologias Digitais pelo professor na sala de aula e (vi) desenhar um contributo para melhorar os processos de ensino e de aprendizagem mediante o uso das Tecnologias Digitais. Utilizou-se uma metodologia quantitativa e qualitativa. Portanto, todos os professores e estudantes inquiridos foram unanimes nas suas respostas quanto a necessidade de se incrementar um contributo para dinamizar, garantir o bom funcionamento da instituição e melhorar o processo de ensino e aprendizagem mediante o uso das Tecnologias Digitais.
This research presents a study on Digital Technologies at the Lunda Norte-Angola Pedagogical School, which was based on some irregularities found in many classrooms throughout our teaching activities as a trainee teacher. The following research question was asked: how to contribute to improve the teaching and learning processes at Lunda Norte Pedagogical School through the use of Digital Technologies? To answer this question the following objectives were designed: (i) identify the Digital Technologies that teachers and students use in their daily lives; (ii) identify the digital technologies that the school has for conducting classes; (iii) analyze the degree of proficiency in the use of Digital Technologies presented by teachers; (iv) identify the Digital Technologies actually used by teachers in the classroom; (v) analyze how the teacher uses Digital Technologies in the classroom and (vi) design a contribution to improve teaching and learning processes through the use of Digital Technologies. A quantitative and qualitative methodology was used. Therefore, all teachers and students interviewed were unanimous in their replies regarding the need to increase their contribution to boosting, ensuring the proper functioning of the institution and improving the teaching and learning process through the use of Digital Technologies.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61954
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Almerindo Valdemar Tchivangulula.pdf2,36 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID