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https://hdl.handle.net/1822/61918
Título: | O lugar da literacia nas ofertas de educação e formação de jovens em Portugal |
Autor(es): | Cunha, Juliana Silva Dionísio, Maria de Lourdes |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Literacia |
Data: | 2019 |
Editora: | Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) |
Citação: | Cunha, J., & Dionísio, M. L. (2019). O lugar da literacia nas ofertas de educação e formação de jovens em Portugal. In T. Dantas, M. L. Dionísio & M. H. Laffin (orgs.), Educação de jovens e adultos Políticas, Direitos, Formação e Emancipação Social (pp. 195-212) Salvador: EDUFBA. |
Resumo(s): | À imagem do que se tem assistido no contexto europeu, Portugal tem vindo, desde a década de 1980, a ampliar o leque de ofertas educativas de natureza profissionalizante (AZEVEDO, 2014; CERQUEIRA; MARTINS, 2011), visando “promover a formação inicial de jovens tendo em vista o aumento da sua empregabilidade face às necessidades do mercado de trabalho” (Portaria nº 1497/2008 de 19 de dezembro). São exemplos dessas ofertas os Cursos de Aprendizagem (CA) (1984), os Cursos Profissionais (CP) (1989) e os Cursos Educação e Formação de Jovens (CEF) (2004). Esses cursos constituem uma resposta dos decisores políticos portugueses face ao “elevado número de jovens em situação de abandono escolar e em transição para a vida ativa, nomeadamente dos que entram precocemente no mercado de trabalho com níveis insuficientes de formação escolar e de qualificação profissional”. Neste texto, sob o foco da literacia, analisa-se o currículo destes cursos, Conclui-se que as ofertas de educação e formação de jovens implementadas em Portugal são lugares de tensão, em cujos documentos reguladores e orientadores, coabitam várias conceptualizações de literacia. É notória a predominância da abordagem “autónoma” (STREET, 2005, 2013) ou de “foco em habilidades”13 (HANNON, 2000, tradução nossa), quer nas atividades e conteúdos previstos nos programas, quer na forma como são posicionados os sujeitos de formação, quer, ainda, nos objetivos subjacentes à sua implementação. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61918 |
ISBN: | 978-85-232-1890-4 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
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Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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o lugar da literacia na EFJ em Portugal_LIVRO EDUFBA.pdf | Literacia na EFJ, Cunha,Dionísio | 758,27 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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