Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61900

TítuloAssistência oferecida a estudantes que relatam serem vítimas de bullying
Autor(es)Silva, Jorge Luiz da
Oliveira, Wanderlei Abadio de
Sampaio, Julliane Messias Cordeiro
Salgado, Fellipe Soares
Pereira, Beatriz
Silva, Marta Angélica Iossi
Palavras-chaveBullying
Violência nas escolas
Intervenção social
Professor
Pais
School violence
Social intervention
Teacher
Parents
Data2017
EditoraUniversidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
RevistaEstudos de Psicologia (natal)
CitaçãoSilva, J.L., Oliveira, W.A., Sampaio, J.M.C., Salgado, F., Pereira, B.O. & Silva, M.A.I. (2017) Assistência oferecida a estudantes que relatam serem vítimas de bullying. Estudos de Psicologia. 22 (3), 325-335.
Resumo(s)Estudo transversal que objetivou verificar se estudantes vítimas de bullying contam que estão sendo agredidos e se o tipo de agressão sofrida se relaciona à assistência que recebem. Participaram 232 estudantes do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental que responderam um questionário autoaplicável. Os resultados indicaram um percentual de vítimas de 22,2%. Prevaleceu para os meninos não contar a ninguém sobre as agressões sofridas e para as meninas contar aos professores. Agressão verbal se associou com não contar a ninguém, o mesmo ocorrendo em relação a se sofrer agressão psicológica e contar aos pais. Não fazer nada foi a reação predominante frente aos relatos feitos pelos meninos. Já as meninas foram auxiliadas na maioria das vezes que contaram a alguém. Houve associação entre agressão verbal e a intervenção de se conversar/orientar a vítima. Denota-se a necessidade de atenção aos relatos de bullying, com vistas ao oferecimento de intervenções resolutivas.
Help provided to students reporting to be victims of bullying. The objective of this cross-sectional study was to verify whether victims of bullying report when they are attacked and if the type of aggression is related to the help they receive. A total of 232 students from the 6th to the 9th grade answered a self-applied questionnaire. The results indicate a percentage of victims of the 22.2%. Most of the boys did not tell anyone about aggressions, while most girls told their teachers. Verbal aggression was associated with not telling anyone, while psychological aggression was associated with telling parents. Not doing anything was the response most frequently observed among the boys, while the girls received help in most instances when they reported the problem to someone. Verbal aggression was associated with talking to/advising the victim. There is a need to establish effective interventions to cope with reports of bullying
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61900
DOI10.22491/1678-4669.20170033
e-ISSN1678-4669
Versão da editorahttps://www.redalyc.org/pdf/261/26155063009.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Silva 2017.pdf398,92 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID