Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/61892

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dc.contributor.authorZequinão, Marcela Almeidapor
dc.contributor.authorMedeiros, Pâmella depor
dc.contributor.authorLise, Fábio Augustopor
dc.contributor.authorTrevisol, Maria Teresa Ceronpor
dc.contributor.authorPereira, Beatrizpor
dc.date.accessioned2019-10-31T10:19:59Z-
dc.date.available2019-10-31T10:19:59Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationZequinão, M., Medeiros, P., Lise, F.A, Trevisol, M.T.C., & Pereira, M.B. (2019). Associação entre bullying escolar e o país de origem: um estudo transcultural. Revista Brasileira de Educação 24, 1-22.por
dc.identifier.issn1413-2478-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/61892-
dc.description.abstractO objetivo do estudo foi analisar o bullying em Portugal e no Brasil verificando possíveis associações com o país de origem. Participaram 789 crianças e adolescentes. Apesar de haver diversos questionários acerca da temática, utilizou-se o Questionário de Olweus em virtude de sua relevância e vasta utilização em todo o mundo, o que facilita a comparação dos resultados. Verificou-se que os brasileiros apresentaram associações envolvendo menor escolaridade da mãe, maior índice de reprovação escolar, menor incidência da prática de atividades físicas, menos chances de denunciar o agressor e menos apoio dos colegas no momento da agressão. Os brasileiros se autodeclararam mais vítimas e os portugueses mais vítimas-agressoras. Em ambos os países, o local em que mais aconteceram agressões foi no recreio. Em geral, os brasileiros apresentaram mais indícios de vulnerabilidade para o envolvimento em situações de bullying, ressaltando-se o isolamento social como característica de risco das vítimas-agressoras.por
dc.description.abstractThe aim of the study was to analyze bullying in Portugal and Brazil and to verify possible associations with the country of origin. 789 children and adolescents participated. The Olweus Questionnaire was used to analyze bullying. Although there are several questionnaires in this theme, it was chosen due to its relevance and wide use throughout the world, which facilitates the comparison of the results. It was verified that Brazilians presented associations with less education of mother, greater disapproval, less physical activity practice, less chances of denouncing the aggressor and less support of the peers at the time of the aggression. Brazilians declared themselves more victims and the Portuguese more victims-aggressors. In both countries the place where the most aggressions occurred was in the playground. In general, Brazilians presented greater evidence of vulnerability to bullying involvement, and social isolation was highlighted as a risk characteristic of victim-aggressors.por
dc.description.abstractEl objetivo del estudio fue analizar la intimidación en Portugal y Brasil y verificar posibles asociaciones con el país de origen. Participaron 789 niños y adolescentes. Se utilizó el Cuestionario de Olweus para el análisis del bullying. A pesar de haber varios cuestionarios en esta temática, éste fue escogido en función de su relevancia y amplia utilización en todo el mundo, lo que facilita la comparación de los resultados. Los brasileños presentaron asociaciones con menor escolaridad de la madre, mayor reprobación, menor práctica de actividades físicas, menos posibilidades de denunciar al agresor y menos apoyo de los colegas en el momento de la agresión. Los brasileños se declararon más víctimas y los portugués más víctimas-agresoras. En ambos países el lugar en que ocurrieron más agresiones fue en el recreo. Em general, los brasileños presentaron mayores indicios de vulnerabilidad para el bullying y se resalta el aislamiento social como característica de riesgo de las víctimas-agresoras.por
dc.description.sponsorshipPortuguese national funds through the FCT (Foundation for Science and Technology) within the framework of the CIEC (Research Center for Child Studies of the University of Minho) project under the reference UID/CED/00317/2019.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectBullyingpor
dc.subjectVitimizaçãopor
dc.subjectAgressãopor
dc.subjectVítimas-agressoraspor
dc.subjectTransculturalpor
dc.subjectVictimizationpor
dc.subjectAggressionpor
dc.subjectBully-victimpor
dc.subjectVictimizaciónpor
dc.subjectAgresiónpor
dc.subjectVíctimas-agresorespor
dc.titleAssociação entre bullying escolar e o país de origem: um estudo transculturalpor
dc.title.alternativeAssociation between school bullying and country of origin: a transcultural studypor
dc.title.alternativeAsociación entre bullying escolar y el país de origen: un estudio transculturalpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage22por
oaire.citationVolume24por
dc.identifier.essn1809-449X-
dc.identifier.doi10.1590/s1413-24782019240013por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalRevista Brasileira de Educaçãopor
oaire.versionVoRpor
Appears in Collections:CIEC - Artigos (Papers)

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