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dc.contributor.authorOliboni, Samara Pereirapor
dc.contributor.authorLunardi, Valéria Lerchpor
dc.contributor.authorLunardi, Guilherme Lerchpor
dc.contributor.authorPereira, Beatrizpor
dc.contributor.authorOliveira, Wanderlei Abadio depor
dc.date.accessioned2019-10-31T09:53:47Z-
dc.date.available2019-10-31T09:53:47Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.issn1413-0394-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/61887-
dc.description.abstractEsse estudo objetivou conhecer a prevalência e os tipos de bullying entre estudantes doEnsino Fundamental. Participaram da investigação 406 alunos regularmente matriculados entre o5º e o 9º ano de sete escolas públicas da região sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu por meioda aplicação de um questionário autoaplicável cujos dados foram analisados no software StatisticalPackage for Social Sciences (SPSS). Os resultados revelaram que 268 (66%) dos alunos estavamenvolvidos com o bullying, sendo 195 (48%) vítimas e 73 (18%) agressores. Os locais de maiorocorrência foram as salas de aula (57,9%) e os recreios (39,4%). Os tipos mais praticados foramapelidar e xingar (58,9%) e incomodar (39,7%), sendo que as meninas estiveram mais envolvidascom o bullying. Os resultados indicam propagação da violência escolar e a necessidade deintervenções intersetoriais direcionadas para o empoderamento das vítimas de bullying, segundoos pressupostos da promoção da saúde.por
dc.description.abstractThis study’s objective was to identify the prevalence and types of bullying experienced by elementary students. A total of 406 students from the 5th to 9th years from seven public schools located in the South of Brazil participated. Data were collected using a self-report questionnaire and analyzed using the Statistical Package for Social Sciences (SPSS). The results revealed that 268 (66%) of the students were involved with bullying, 195 (48%) as victims and 73 (18%) as bullies. Bullying more frequently occurred in classrooms (57.9%) and during recess (39.4%) and the most common types were calling names and cursing (58.9%) and teasing (39.7%); girls were those most frequently involved. The results indicate that violence is disseminated in the school routine and intersectoral interventions are needed to empower the victims based on the assumptions of health promotion.por
dc.description.sponsorshipFundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Luterana do Brasil (ULBRA)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectBullyingpor
dc.subjectViolência escolarpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectSchool violencepor
dc.subjectEducationpor
dc.titlePrevalência do bullying entre alunos do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativePrevalence of bullying among adolescents and implications for health promotion at schoolpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage8por
oaire.citationEndPage21por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationVolume52por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalAletheia: Revista Interdisciplinar de Psicologia e Promoção da Saúdepor
oaire.versionVoRpor
Appears in Collections:CIEC - Artigos (Papers)

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