Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/61732

TitlePráticas educativas e competências emocionais na primeira infância
Other titlesEducational practices and emotional skills in early childhood
Author(s)Alves, Vânia Carina Teniz
Advisor(s)Taveira, Maria do Céu
KeywordsCompetências emocionais
Educação de infância
Emoções
Infância
Inteligência emocional
Emotional intelligence
Emotional skills
Emotions
Childhood
Childhood education
Issue date2019
Abstract(s)Na primeira infância, é frequente observarem-se conflitos entre pares e dificuldades de autocontrolo das emoções. Nesta investigação, pretende-se aprofundar a compreensão dessas atitudes a partir do constructo das competências emocionais. Recorreu-se à revisão da literatura para aprofundar a temática e compreender qual o papel das intervenções intencionais e dos educadores de infância neste âmbito. Apesar do conhecimento existente, e da importância da intervenção precoce, a investigação e ação deliberada em idades pré-escolares é escassa, necessitando de maior investimento. Neste sentido, apresenta-se um projeto de um estudo sobre a influência das práticas educacionais dos educadores de infância nas competências emocionais e interesse das crianças pelas atividades, em contexto pré-escolar. Participam 26 educadores de infância de nove Jardins de Infância, sob diferentes tutelas, e 650 crianças, de ambos os sexos, com idades entre três e seis anos. Será utilizado o Inventário de Práticas dos Educadores para recolha de informação relativa aos educadores e uma tabela para registo sistemático de emoções básicas entre as crianças, observadas três vezes por semana, nos ambientes naturais de interação. A informação sobre as práticas será relacionada com a informação sobre as competências das crianças. Retirar-se-ão implicações para a educação da primeira infância.
In early childhood, conflicts between peers and difficulties in self-control of emotions are often observed. In this investigation, we intend to deepen the understanding of these attitudes based on building of emotional skills. The literature review was used to deepen the subject and to understand the role of intentional interventions and childhood educators in this context. Despite the existing knowledge, and the importance of early intervention, investigation and deliberate action at preschool ages are scarce, and they require a huge investment. Therefore, we present a project of a study on the influence of educational practices of childhood educators on children´s emotional skills and interests through activities in a preschool context. The participants are 26 childhood educators from nine kindergartens, under different guardianships, and 650 children, of both genders, aged between three and six years old. The Educators' Practices Inventory will be used to collect information regarding educators and a table for systematic recording of basic emotions among children, observed three times a week, in natural environments of interaction. Information about practices will be related to information concerning children´s skills. Implications in early childhood education will be withdrawn.
TypeMaster thesis
DescriptionProjeto de mestardo em Temas de Psicologia da Educação
URIhttp://hdl.handle.net/1822/61732
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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