Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/61539

TitleImportância do líder e do contexto na criatividade da equipa
Other titlesThe importance of the leader and the context for team creativity
Author(s)Ribeiro, João Duarte Rosa Pinheiro Costa
Advisor(s)Veloso, Ana
KeywordsCriatividade
Contexto
Equipas
Líder
Motivação intrínseca
Creativity
Context
Leader
Intrinsic motivation
Teams
Issue date2019
Abstract(s)A criatividade tem vindo a assumir uma importância cada vez mais saliente no contexto organizacional e em equipas de investigação. O presente estudo fornece uma abordagem diversificada ao tópico da criatividade, relacionando fatores que a literatura aponta como potencialmente importantes para a sua compreensão (e.g., Amabile et al., 1996). Para testar as correlações entre o suporte do líder e do contexto das equipas de investigação na criatividade dos seus membros, 168 membros de equipas de investigação da Universidade do Minho responderam a quatro breves questionários. Os resultados mostraram uma associação positiva entre a variável suporte do líder e a variável contexto, em que indivíduos que relataram um maior suporte por parte do líder avaliaram mais positivamente o suporte do contexto. Verificou-se também uma associação de ambas as variáveis com a autoavaliação da criatividade, pois indivíduos com valores mais elevados no suporte do líder e do contexto apresentavam melhores autoavaliações da criatividade. Não se verificou associação entre o suporte do líder e do contexto com a motivação intrínseca, tendo-se verificado, no entanto, uma associação positiva entre a motivação intrínseca e a autoavaliação da criatividade. Implicações para a investigação da motivação intrínseca e da criatividade em equipas de investigação são discutidas.
Creativity has been assuming a major role in the organizational context and research teams. The present study offers a broader approach to this topic, relating elements that the literature admits have an important role towards the comprehension of creativity (e.g., Amabile et al., 1996). To test the correlations between the leader’s support and the context of the research teams in their members, 168 volunteers from research teams in the University of Minho answered four brief questionnaires. Results showed a positive association between the variable leader’s support and the variable context. It was also showed that there was an association between both variables and creativity self-evaluation, because participants with higher rates in the variable leader’s support and context had better creativity self-evaluations. Any association between the leader’s support and context with intrinsic motivation was showed, however, there was a positive association between intrinsic motivation and creativity self-evaluation. Implications for the research of intrinsic motivation and creativity in research teams are discussed.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttp://hdl.handle.net/1822/61539
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese+Final+Pdf.pdf2,28 MBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID