Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/61277

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dc.contributor.authorMacedo, Ana Paulapor
dc.contributor.authorPadilha, Katia Grillopor
dc.contributor.authorPüschel, Vilanice Alves de Araújopor
dc.date.accessioned2019-09-02T12:47:36Z-
dc.date.available2019-09-02T12:47:36Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMacedo APMC, Padilha KG, Püschel VAA. Professional practices of education/training of nurses in an intensive care unit. Rev Bras Enferm [Internet]. 2019;72(2):00-00. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0793por
dc.identifier.issn0034-7167por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/61277-
dc.descriptionVersão em inglês - pg. 321 a 328.por
dc.description.abstractObjetivo: Compreender a educação/formação dos enfermeiros que trabalham numa unidade de cuidados intensivos. Método: Pesquisa qualitativa, recorrendo-se ao modo de investigação estudo de caso, a partir de uma amostra intencional. Para a coleta e tratamento dos dados, fez-se uso de diversas técnicas de pesquisa, privilegiando a análise documental, o inquérito por entrevista e a observação no terreno. Resultados: Os dados evidenciam valores de bem-estar, satisfação e motivação dos enfermeiros para a educação e formação em contexto de trabalho. Algumas práticas organizacionais parecem promover as relações interpessoais e, consequentemente, a disposição dos profissionais para adotar dinâmicas formativas permanentes como recompensa, instituindo-se uma estreita relação entre o formal, o não formal e o informal. Considerações Finais: A capacidade de atração dos profissionais ao hospital está na valorização e reconhecimento que a organização consegue oferecer. Existe uma reciprocidade entre o hospital que legitima a assistência atualizada e os profissionais que procuram a evidência científica.por
dc.description.abstractObjective: To understand the education/training of nurses working in an intensive care unit. Method: Case study with qualitative approach, with an intentional sample. Data collection and analysis used different research techniques, mainly document analysis, interview and field observation. Results: The data highlights feelings of wellbeing, satisfaction and motivation as important for education and training in a work context. Some organizational practices seem to promote interpersonal relationships and, consequently, increase the willingness of these professionals to adopt a reward perspective regarding continuing education and training, establishing a close relationship between the formal, the non-formal and the informal. Final Consideration: The attractiveness of this organization is related to the valorization and recognition that it can offer to the professionals. There is a reciprocity between a hospital that endorses up-to-date care and professionals who seek scientific evidence.por
dc.description.abstractObjetivo: Entender la educación/formación de enfermeros que trabajan en un centro de cuidados intensivos. Método: se trata de una investigación cualitativa, en la que se ha recurrido, partiendo de una muestra intencional, al estudio de caso a modo de investigación. Para la recolección y el tratamiento de los datos se utilizaron diversas técnicas investigativas, con preponderancia del análisis documental, el interrogatorio mediante entrevista y la observación en el terreno. Resultados: Los datos denotan valores de bienestar, satisfacción y motivación de parte de los enfermeros para la educación y formación en el contexto laboral. Algunas prácticas organizacionales parecen promover las relaciones interpersonales y, como consecuencia, estos profesionales se disponen a adoptar dinámicas formativas permanentes, resultando en una relación estrecha entre lo formal, lo no formal y lo informal. Consideraciones Finales: La capacidad de atracción que el hospital tiene sobre los profesionales surge de la valorización y del reconocimiento que dicha organización demuestra. Existe una reciprocidad entre el hospital que legitima la atención actualizada y los profesionales que buscan la evidencia científica.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Brasileira de Enfermagempor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectAdministração hospitalarpor
dc.subjectEducação continuadapor
dc.subjectCapacitação de recursos humanos em saúdepor
dc.subjectUnidades de Terapia Intensivapor
dc.subjectEnfermeiras e enfermeirospor
dc.subjectHospital administrationpor
dc.subjectEducation, continuingpor
dc.subjectHealth human resource trainingpor
dc.subjectIntensive Care Unitpor
dc.subjectNursespor
dc.subjectAdministración hospitalariapor
dc.subjectEducación continuadapor
dc.subjectCapacitación de recursos humanos en saludpor
dc.subjectCentro de Cuidados Intensivospor
dc.subjectEnfermeras y enfermerospor
dc.subjectEducationpor
dc.subjectContinuingpor
dc.titlePráticas profissionais de educação/formação dos enfermeiros em uma unidade de cuidados intensivospor
dc.title.alternativeProfessional practices of education/training of nurses in an intensive care unitpor
dc.title.alternativePrácticas profesionales de educación/formación de enfermeros en un centro de cuidados intensivospor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage321por
oaire.citationEndPage328por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationVolume72por
dc.identifier.essn1984-0446por
dc.identifier.doi10.1590/0034-7167-2017-0793por
dc.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdepor
dc.subject.wosScience & Technologypor
sdum.journalRevista Brasileira de Enfermagempor
oaire.versionVoRpor
Appears in Collections:ESE-CIE - Artigos em Revistas Internacionais / Papers in International Journals

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