Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61211

TítuloConstrução do “eu”, professora(a): contributos do projeto curricular integrado no desenvolvimento profissional
Outro(s) título(s)Construction of the “self”, teacher: contributions of the integrated curricular project in professional development
Autor(es)Lemos, Cátia Sofia Martins
Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Palavras-chaveDesenvolvimento profissional
Conhecimento profissional
Competências profissionais
Projeto Curricular Integrado
Desenvolvimento curricular
DataJul-2019
EditoraInstituto Politécnico de Bragança. Escola Superior de Educação de Bragança
CitaçãoLemos, C., & Silva, C. (2019). Construção do “eu”, professor(a): contributos do projeto curricular integrado no desenvolvimento profissional. In M. V. Pires, C. Mesquita, R. P. Lopes, E. M. Silva, G. Santos, M. R. Patrício, & M. L. P. Castanheira (Eds.). IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas (pp. 576-587). Bragança: Instituto Politécnico de Bragança / Escola Superior de Educação. ISBN 978-972-745-259-0. Disponível em http://hdl.handle.net/10198/15084
Resumo(s)O projeto de investigação apresentado analisa o percurso de uma intervenção pedagógica de estágio no 1.º Ciclo do Ensino Básico, de forma narrativa e reflexiva. Com a análise dos dados recolhidos através das atividades realizadas tenta-se demonstrar quais as dificuldades e as conquistas que surgiram ao longo do percurso, no sentido de compreender como a proposta de realização de um Projeto Curricular Integrado, num contexto educativo, influencia a construção do “eu” profissional. O trabalho tem como objetivos compreender qual o papel do(a) professor(a) na aprendizagem das crianças e analisar o percurso de desenvolvimento profissional subjacente a essa função. Assim, pretende-se analisar o desenvolvimento profissional do(a) estagiário(a), com base no estudo do papel da formação (inicial e contínua), procurando traçar os saberes e as competências necessárias para a docência, bem como os contributos do Projeto Curricular Integrado para o desenvolvimento profissional, refletindo sobre a relevância da formação profissional centrada nesse constructo metodológico, que apela à investigação, reflexão e colaboração, como eixos estruturantes da formação e da aprendizagem. A investigação foca-se na construção da identidade profissional, a partir da recolha dos dados obtidos ao longo do projeto de intervenção pedagógica, através de estratégias baseadas na observação participante (complementada por diários de bordo, fotografias, e análise documental), considerando as características da metodologia de investigação-ação e do método (auto)biográfico narrativo. Procura-se descrever experiências que se considera significativas e que, consequentemente, permitem refletir sobre a postura enquanto futuro(a) professor(a), ou seja, assume-se, o papel de professor(a)-investigador(a) onde, refletindo sobre as vivências de interação com o contexto educativo, consciencializa-se das atitudes e decisões que podem contribuir para o “crescimento” profissional. Em suma, com a elaboração deste trabalho, denota-se a importância que a análise e a reflexão constante sobre/na prática, como docente, deve ter no percurso profissional, não apenas durante a formação inicial, mas ao longo da atividade profissional. Considera-se que é a partir desse olhar atento, para o passado, em constante diálogo com os desafios do presente, que nos tornamos profissionais reflexivos, investigativos, colaborativos, flexíveis, abertos e autónomos e, só assim, nos tornamos melhores profissionais.
The research project presented here analyses the trajectory of a pedagogical intervention of internship in a primary school, in a narrative and reflexive way. With the analysis of the data collected through the activities carried out, it is tried to demonstrate the difficulties and achievements that have emerged along the way, in order to understand how the proposal of an Integrated Curricular Project in an educational context influences the construction of the "myself" professional. The purpose of this work is to understand the role of the teacher in the children's learning and to analyse the professional development pathway that underlies this function. Thus, it is intended to analyse the professional development of the trainee, based on the study of the role of teacher training (initial and continuous), seeking to trace the knowledge and competences required for teaching. It is also intended to understand the contributions of the Integrated Curricular Project for professional development, reflecting on the relevance of professional training centered on this methodological construct, which calls for research, reflection and collaboration as structuring axes of initial training and learning. The research focuses on the construction of the professional identity, from the collection of data obtained throughout the project of pedagogical intervention, through strategies based on participant observation (complemented by daily notes, photographs, and documentary analysis), taking into account the characteristics of the research-action methodology and the (auto)biographical narrative method. It is tried to describe experiences that are considered significant and that, consequently, allow to reflect on the posture as future teacher, that is, to assume, the role of teacher-researcher where, reflecting on the experiences of interaction with the educational context, becomes aware of the attitudes and decisions that can contribute to professional growth. In short, with the elaboration of this work, it is intended to emphasize the importance that the analysis and the constant reflection on/in practice, as a teacher, must have in the professional path, not only during the initial teacher training, but throughout the professional activity. It is considered that it is from a careful look at the past, in constant dialogue with the challenges of the present, that we become reflective, investigative, collaborative, flexible, open and autonomous professionals and only then we become better professionals.
TipoArtigo em ata de conferência
DescriçãoA comunicação apresentada no “IV Encontro Internacional de Formação na Docência – Educar para a autonomia: Desafios atuais na educação e na formação”, Bragança de 3 a 4 de maio de 2019, e este texto que lhe corresponde, são uma síntese de todo o processo de investigação e intervenção pedagógica que envolveu o projeto “A CONSTRUÇÃO DO ‘EU’, PROFESSORA: Contributos do Projeto Curricular Integrado no Desenvolvimento Curricular e Profissional”, desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular “Prática de Ensino Supervisionada”, como requisito para a conclusão do “Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico”, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, no ano letivo 2017/2018 (Lemos, 2018). A versão original deste trabalho pode ser consultada no REPOSITORIUM da Universidade do Minho, no seguinte URL - http://hdl.handle.net/1822/58935
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61211
ISBN978-972-745-259-0
Versão da editorahttp://hdl.handle.net/10198/15084
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
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