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TitleSem etiquetas: uma página Facebook para a inclusão digital de adultos com incapacidade intelectual
Author(s)Fernandes, Diana Andreia Esteves
Lencastre, José Alberto
KeywordsInclusão digital
Incapacidade intelectual
Educação de adultos
Facebook
Issue dateMay-2019
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
CitationFernandes, D. & Lencastre, J. A. (2019). Sem Etiquetas – uma página Facebook para a inclusão digital de adultos com incapacidade intelectual. In A. J. Osório et al. (orgs.), Atas da X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2019, Desafios da Inteligência Artificial (pp. 347-359). Braga: Universidade do Minho. Centro de Competência.
Abstract(s)A capacidade de aceder, adaptar e criar conhecimento através das TIC é decisiva para a inclusão digital e social atualmente. As redes sociais, nomeadamente o Facebook, possibilitam interação, participação e colaboração. Embora a plataforma possa ser utilizada de diversas formas, as páginas apresentam-se como boas ferramentas educativas. As pes- soas com incapacidade intelectual são das que mais registam exclusão digital, sendo impor- tante garantir o acesso às TIC, às competências e aptidões básicas, e ainda a aplicação dos conhecimentos na vida. O estudo pretendeu analisar o impacto de uma página Facebook na inclusão digital de adultos com incapacidade intelectual. A opção metodológica foi a deve- lopment research, o objeto uma página Facebook intitulada “Sem Etiquetas”, e os conteúdos da página, as estruturas das sessões e todos os materiais desenvolvidos num processo cí- clico e interativo. Os participantes foram 4 adultos com incapacidade intelectual. Para a re- colha de dados utilizou-se focus-group, observação com recurso a notas de campo e obser- vação dos registos automáticos de dados. Na análise dos dados procedeu-se à análise de conteúdo, codificação aberta e axial, e ainda à triangulação dos dados. Como resultados identificámos competências no uso de hardware e software, na captura e edição de fotogra- fias, e na utilização do Facebook. Destacámos resultados relativos à participação, relacio- nada com a interatividade da página, como interação específica das publicações, com as conexões criadas, com o senso crítico e o processo colaborativo. Nos resultados apresentá- mos também estratégias, sugestões, motivação e empowerment como potenciadores da in- clusão digital. A criação dos conteúdos, como as fotografias, revelou-se um instrumento im- pulsionador da criatividade, autenticidade e motivação, permitindo a publicação exercer aos participantes uma presença e protagonismo social na rede.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/61196
ISBN978-989-97374-8-8
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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