Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61194
Título: | Contextualização, articulação, flexibilidade e autonomia curricular: pilares para a inovação e mudança educativa |
Outro(s) título(s): | Contextualization, articulation, flexibility and curricular autonomy: pillars for innovation and educational change |
Autor(es): | Morgado, José Carlos Silva, Carlos Manuel Ribeiro da |
Palavras-chave: | Contextualização curricular Articulação curricular Flexibilidade curricular Autonomia curricular Inovação educativa Mudança educativa Mudança social Funções da escola Currículo relevante |
Data: | Dez-2018 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) |
Citação: | Morgado, J. C., & Silva, C. (2018). Contextualização, articulação, flexibilidade e autonomia curricular: pilares para a inovação e mudança educativa. In I. C. Viana et al. (Eds.). Ensino transversal: flexibilidade curricular e Inovação. Crosscurricular teaching: curriculum flexibility and innovation (pp. 39-51). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança – Research Centre on Child Studies (CIEC) / Universidade do Minho – University of Minho. ISBN 978-972-8952-56-3. |
Resumo(s): | No âmbito do CROSSCUT 2018 – “International Congress of Cross-Curricular Teaching”, sobre “Curriculum Flexibility and Innovation”, realizámos um simpósio baseado numa reflexão de que procuramos dar conta neste texto, questionando os desafios que se colocam atualmente às escolas, no sentido de compreender porque é que são tão prementes questões como a flexibilidade e a inovação curricular, elementos ancorados aos processos de mudança e melhoria da qualidade das respostas educativas nos contextos escolares. Em nossa opinião, questões cuja aplicabilidade prática só será realidade se forem concretizados outros conceitos que fazem parte desses processos de inovação e mudança educativa, tais como a contextualização, a articulação, a flexibilidade e a autonomia curricular. |
Tipo: | Capítulo de livro |
Descrição: | Erasmus+ Key Action 2: strategic partnership supporting innovation in school education [01/09/2016-31/08/2019] coordenado pelo CIEP (Centre International D’Études Pédagogiques), cofinanciado pelo Programa Erasmus+, um Programa da União Europeia. |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61194 |
ISBN: | 978-972-8952-56-3 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
e-Book_CROSSCUT2018_JCM_&_CS_39-51_&capa.pdf | 583,44 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons