Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61194

TítuloContextualização, articulação, flexibilidade e autonomia curricular: pilares para a inovação e mudança educativa
Outro(s) título(s)Contextualization, articulation, flexibility and curricular autonomy: pillars for innovation and educational change
Autor(es)Morgado, José Carlos
Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Palavras-chaveContextualização curricular
Articulação curricular
Flexibilidade curricular
Autonomia curricular
Inovação educativa
Mudança educativa
Mudança social
Funções da escola
Currículo relevante
DataDez-2018
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitaçãoMorgado, J. C., & Silva, C. (2018). Contextualização, articulação, flexibilidade e autonomia curricular: pilares para a inovação e mudança educativa. In I. C. Viana et al. (Eds.). Ensino transversal: flexibilidade curricular e Inovação. Crosscurricular teaching: curriculum flexibility and innovation (pp. 39-51). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança – Research Centre on Child Studies (CIEC) / Universidade do Minho – University of Minho. ISBN 978-972-8952-56-3.
Resumo(s)No âmbito do CROSSCUT 2018 – “International Congress of Cross-Curricular Teaching”, sobre “Curriculum Flexibility and Innovation”, realizámos um simpósio baseado numa reflexão de que procuramos dar conta neste texto, questionando os desafios que se colocam atualmente às escolas, no sentido de compreender porque é que são tão prementes questões como a flexibilidade e a inovação curricular, elementos ancorados aos processos de mudança e melhoria da qualidade das respostas educativas nos contextos escolares. Em nossa opinião, questões cuja aplicabilidade prática só será realidade se forem concretizados outros conceitos que fazem parte desses processos de inovação e mudança educativa, tais como a contextualização, a articulação, a flexibilidade e a autonomia curricular.
TipoCapítulo de livro
DescriçãoErasmus+ Key Action 2: strategic partnership supporting innovation in school education [01/09/2016-31/08/2019] coordenado pelo CIEP (Centre International D’Études Pédagogiques), cofinanciado pelo Programa Erasmus+, um Programa da União Europeia.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61194
ISBN978-972-8952-56-3
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
e-Book_CROSSCUT2018_JCM_&_CS_39-51_&capa.pdf583,44 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID