Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/61086

TitleEstabelecimento de parcerias e de sourcing junto de parceiros em mercados emergentes: estudo exploratório no sector têxtil
Other titlesEstablishment of partnerships and sourcing with partners in emerging markets: exploratory study in the textile sector
Author(s)Machado, Francisca Almeida
Advisor(s)Simões, Cláudia
Sousa, Bruno Miguel Barbosa
KeywordsGlobal sourcing
Supply chain
Indústria têxtil e vestuário
Supply chain
Textile and clothing industry
Issue date2019
Abstract(s)Numa economia, a cada dia, mais global e competitiva, as empresas procuraram por novas oportunidades de negócio externas, com vista à melhoria da qualidade de produtos/serviços, otimização dos prazos de entrega e redução custos de produção, de forma a colmatar as lacunas do mercado interno e dar resposta às atuais necessidades do mercado. Na Indústria Têxtil e do Vestuário, este fenómeno tem-se acentuado e, na última década, as empresas portuguesas têm desenvolvido estratégias de sourcing orientadas para os mercados de baixo custo. O recurso a fornecedores da China, Bangladesh, Paquistão, Turquia e Índia tem sido a forma das empresas obterem vantagens competitivas e de combaterem a volatilidade e rapidez que caracterizam a fast fashion. Através do presente trabalho é possível compreender quais são os fatores que impulsionam as empresas portuguesas a recorrer ao sourcing internacional, quais as principais dificuldades e barreiras, bem como entender de que forma são estabelecidas as parcerias internacionais com os respetivos fornecedores. No decorrer do trabalho é feita, ainda, uma contextualização do setor têxtil e do vestuário em Portugal e apresentados os principais países de importação.
In an increasingly global and competitive economy, companies are looking for new external business opportunities, aiming to improve the quality of products / services, optimizing lead-times and reducing production costs, in order to fill the gaps of the domestic market and to respond more efficiently to the market needs. In the Textile and Clothing Industry, this phenomenon has become more pronounced and, in the last decade, portuguese companies have developed sourcing strategies focused on the low-cost countries. The resource of suppliers from China, Bangladesh, Pakistan, Turkey and India has been the way companies gain competitive advantage and face the volatility and the ephemeral of fast fashion. Through the present work it is possible to understand what are the factors that drive portuguese companies to resort international sourcing, what are the main difficulties and barriers, as well as to understand how international partnerships are established with their suppliers. In the course of the work, it is report a contextualization of the textile and clothing sector in Portugal and the it’s presented the main import countries.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Estudos de Gestão
URIhttp://hdl.handle.net/1822/61086
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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