Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61025

TítuloCompreender o papel das redes sociais no comportamento do consumidor: a perspetiva do setor hoteleiro na região norte
Outro(s) título(s)Understanding the role of social networks in consumer behavior: perspective of the hotel sector in the northern region
Autor(es)Ferreira, Luís Miguel Gomes
Orientador(es)Sousa, Bruno Miguel Barbosa
Palavras-chaveMarketing digital
Redes sociais
Comportamento do consumidor online
Social media
Gestão de turismo
Digital marketing
Social networks
Consumer behavior online
Social media
Tourism management
Data2019
Resumo(s)Verificando-se uma importância crescente no mundo empresarial em estar presente no ambiente online, torna-se relevante perceber que tipo de atuações apresentam melhores resultados nos consumidores. Numa altura em que as empresas, cada vez mais, aderem às redes sociais de forma a influenciar o consumidor, através de uma vasta exposição online, é necessário perceber o tipo de resultados que as estratégias atualmente aplicadas surtem nos seus seguidores. Procurase nesta investigação perceber o tipo de influência que o setor hoteleiro, em Portugal, consegue alcançar nos seus consumidores, sendo o setor do turismo uma área em constante crescimento. Para tal, foi adotada uma metodologia qualitativa, recorrendo-se a entrevistas semiestruturadas, como instrumento de recolha de dados para perceber o tipo de uso que os hotéis atribuem às redes sociais, bem como os resultados que obtém das suas práticas. Na investigação foram analisados nove hotéis, apresentando uma amostra diversificada entre os participantes quer a nível de capacidade, bem como de reconhecimento, apurando-se que, de uma forma geral, as redes sociais ajudam na divulgação do hotel, apresentando-se estas como um canal directo para os consumidores, facilitando a exposição da marca, bem como a interação com os clientes.
There is a growing importance in the business world to be present in the online environment, it is relevant to understand what kind of performances have better results for consumers. At a time when companies increasingly join social networks in order to influence the consumer through a vast online exposure, it is necessary to realize the kind of results that the strategies currently applied to their followers. This research seeks to understand the type of influence that the hotel sector in Portugal can achieve in its consumers, being the tourism sector an area in constant growth. For that end, a qualitative methodology was adopted, using semi-structured interviews, as a data collection tool to understand the type of use that hotels attribute to social networks, as well as the results obtained from their practices. In the investigation nine hotels were analyzed, presenting a diversified sample between the participants in terms of capacity, as well as recognition, proving that, in a general way, social networks help in the divulgation of the hotel, presenting these as a direct channel for consumers, facilitating brand exposure as well as interaction with customers.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61025
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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