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https://hdl.handle.net/1822/61025
Título: | Compreender o papel das redes sociais no comportamento do consumidor: a perspetiva do setor hoteleiro na região norte |
Outro(s) título(s): | Understanding the role of social networks in consumer behavior: perspective of the hotel sector in the northern region |
Autor(es): | Ferreira, Luís Miguel Gomes |
Orientador(es): | Sousa, Bruno Miguel Barbosa |
Palavras-chave: | Marketing digital Redes sociais Comportamento do consumidor online Social media Gestão de turismo Digital marketing Social networks Consumer behavior online Social media Tourism management |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | Verificando-se uma importância crescente no mundo empresarial em estar presente no ambiente
online, torna-se relevante perceber que tipo de atuações apresentam melhores resultados nos
consumidores. Numa altura em que as empresas, cada vez mais, aderem às redes sociais de
forma a influenciar o consumidor, através de uma vasta exposição online, é necessário perceber
o tipo de resultados que as estratégias atualmente aplicadas surtem nos seus seguidores. Procurase
nesta investigação perceber o tipo de influência que o setor hoteleiro, em Portugal, consegue
alcançar nos seus consumidores, sendo o setor do turismo uma área em constante crescimento.
Para tal, foi adotada uma metodologia qualitativa, recorrendo-se a entrevistas semiestruturadas,
como instrumento de recolha de dados para perceber o tipo de uso que os hotéis atribuem às
redes sociais, bem como os resultados que obtém das suas práticas. Na investigação foram
analisados nove hotéis, apresentando uma amostra diversificada entre os participantes quer a
nível de capacidade, bem como de reconhecimento, apurando-se que, de uma forma geral, as
redes sociais ajudam na divulgação do hotel, apresentando-se estas como um canal directo para
os consumidores, facilitando a exposição da marca, bem como a interação com os clientes. There is a growing importance in the business world to be present in the online environment, it is relevant to understand what kind of performances have better results for consumers. At a time when companies increasingly join social networks in order to influence the consumer through a vast online exposure, it is necessary to realize the kind of results that the strategies currently applied to their followers. This research seeks to understand the type of influence that the hotel sector in Portugal can achieve in its consumers, being the tourism sector an area in constant growth. For that end, a qualitative methodology was adopted, using semi-structured interviews, as a data collection tool to understand the type of use that hotels attribute to social networks, as well as the results obtained from their practices. In the investigation nine hotels were analyzed, presenting a diversified sample between the participants in terms of capacity, as well as recognition, proving that, in a general way, social networks help in the divulgation of the hotel, presenting these as a direct channel for consumers, facilitating brand exposure as well as interaction with customers. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61025 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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