Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/60984

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMacedo, Ana Paulapor
dc.contributor.authorCainé, Joãopor
dc.contributor.authorGomes, Lisapor
dc.contributor.authorPereira, Rui Pedro Gomespor
dc.contributor.authorSoares, Filomenapor
dc.contributor.authorNovais, Paulopor
dc.date.accessioned2019-07-23T10:16:16Z-
dc.date.available2019-07-23T10:16:16Z-
dc.date.issued2019-07-
dc.identifier.isbn978-989-54476-4-0por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/60984-
dc.description.abstractO presente estudo está focalizado numa unidade de cuidados coronários, pretendendo-se conhecer formas pelas quais estes cuidadores formais procuram resolver os seus problemas e necessidades educativas e, por outro, promover o desenvolvimento de competências aos profissionais que lhes permitam ultrapassar os obstáculos à sua intervenção com doentes do foro cardíaco. O serious games surge como elemento capaz de produzir a atenção, a memória e a motivação aos participantes, proporcionando-lhes várias experiências. Estudo de cariz participativo, de abordagem qualitativa, cujos métodos são as oficinas de educação e formação interativas, utilizando-se um serious games construído com conteúdos de saúde pertinentes e adaptados às necessidades e ao contexto onde estes profissionais de saúde atuam. Os ganhos estão relacionados com a preparação da equipa multidisciplinar capacitando-a para o desenvolvimento de competências amplas, contribuindo para o empowerment e a promoção do autocuidado no doente pós- Enfarte Agudo do Miocárdio durante o período de internamento.por
dc.description.abstractThe present study is focused on a coronary care unit context, aiming to know the methods in which these formal caregivers try to solve their problems and educational needs. The serious games is a tool capable of producing attention, memory and motivation of participants, by providing them with effective and affective experiences. It is intended to promote the development of nursing skills so they can overcome any obstacles during their intervention with cardiac patients in particular, the social, emotional and transversal skills such as, entrepreneurship, information and communication technology and learning throughout life. For this qualitative study, participatory approach with interactive education and training workshops methods, using a serious games built with relevant health content and adapted to the needs and context in which these health professionals work was used. The gains are related with the multidisciplinary team skills necessary for the development of patient empowerment and self-care in post acute myocardial infarction during hospitalization period.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPrestadores de cuidadospor
dc.subjectCapacitação Profissionalpor
dc.subjectCompetência Emocionalpor
dc.subjectUnidade de Cuidados Coronáriospor
dc.subjectSerious Gamespor
dc.titleSerious games para profissionais de saúde como estratégia promotora de reconstrução da autonomia em doentes após enfarte agudo do miocárdiopor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferenceDate16 - 19 Jul. 2019por
sdum.event.title8º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativapor
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage1277por
oaire.citationEndPage1285por
oaire.citationConferencePlaceLisboa, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdepor
sdum.conferencePublicationAtas do 8º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativapor
oaire.versionVoRpor
Appears in Collections:ESE-CIE - Livros de atas / Papers in conference proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2274-Texto Artigo-7964-1-10-20190703.pdf321,16 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID