Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/60851

TitleRevisão sistemática: estilos de aprendizagem como estratégia de elaboração de cursos na modalidade de educação a distância no Ensino Superior
Author(s)Leite, Eliana Alves Moreira
Lencastre, José Alberto
Silva, Bento Duarte da
KeywordsRevisão sistemática
Estilos de aprendizagem
Educação a distância
Ensino Superior
Ambiente virtual de aprendizagem
Issue date2019
JournalRevista Brasileira de Educação
CitationLeite, E. A. M., Lencastre, J. A., & Silva, B. D. (2019). Revisão Sistemática: estilos de aprendizagem como estratégia de elaboração de cursos na modalidade de educação a distância no Ensino Superior. Revista Brasileira de Educação
Abstract(s)O artigo apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) de estudos primários, e tem por objetivo investigar o reconhecimento dos estilos de aprendizagem (EA) de estudantes do Ensino Superior na modalidade de Educação a Distância (EaD). Tais estudos alinham-se com a perspectiva de elaborar estratégias pedagógicas que levem em consideração os EA, tornando os ambientes virtuais mais personalizados. A RSL seguiu protocolo para identificar estudos relevantes, dentre os quais foram selecionados artigos indexados no período de 2013 a 2018. Na pesquisa inicial, selecionou-se 51 artigos, e submetidos aos critérios de inclusão e exclusão, resultaram 07 artigos para análise. Relativamente aos resultados, existem investigações que buscam reunir contribuições que evidenciam a importância do conhecimento dos estilos de aprendizagem dos estudantes, nas suas potencialidades ou fragilidades. Dessa forma, conclui-se que essa abordagem poderá contribuir para o desenho de cursos a distância no Ensino Superior de forma generalizável.
The article presents a Systematic Review of Literature (RSL) of primary studies, and aims to investigate the recognition of the learning styles (AE) of students of Higher Education in the modality of Distance Education (AED). These studies are aligned with the perspective of elaborating pedagogical strategies that take into account the EA, making virtual environments more personalized. The RSL followed protocol to identify relevant studies, among which were selected articles indexed in the period from 2013 to 2018. In the initial research, it was selected 51 articles, and submitted to the inclusion and exclusion criteria, resulted in 7 articles for analysis. Regarding the results, there are investigations that seek to gather contributions that highlight the importance of knowledge of students' learning styles, in their potentialities or weaknesses. Thus, it is concluded that this approach can contribute to the design of distance courses in Higher Education in a generalizable way.
El artículo presenta una Revisión Sistemática de Literatura (RSL) de estudios primarios, y tiene por objetivo investigar el reconocimiento de los estilos de aprendizaje (EA) de estudiantes de la Enseñanza Superior en la modalidad de Educación a Distancia (EaD) .Tales estudios se alinean con la perspectiva de elaborar estrategias pedagógicas que tengan en cuenta los EA, haciendo los ambientes virtuales más personalizados. La RSL siguió protocolo para identificar estudios relevantes, entre los cuales se seleccionaron artículos indexados en el período de 2013 a 2018. En la investigación inicial, se seleccionó 51 artículos, y sometidos a los criterios de inclusión y exclusión, resultaron 07 artículos para análisis. En cuanto a los resultados, existen investigaciones que buscan reunir contribuciones que evidencian la importancia del conocimiento de los estilos de aprendizaje de los estudiantes, en sus potencialidades o fragilidades. De esta forma, se concluye que este abordaje podrá contribuir al diseño de cursos a distancia en la Enseñanza Superior de forma generalizable.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/60851
Peer-Reviewedyes
AccessRestricted access (Author)
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RBE_RSL_Estilos+de+aprendizagem+como+estrategia+cursos+na+modalidade_EaD_RBE.pdf
  Restricted access
402,9 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID