Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/60699

TítuloA comunicação política na campanha para as eleições autárquicas de 2013 e 2017: o caso de Guimarães
Autor(es)Fernandes, Sónia Sofia de Lima
Orientador(es)Brandão, Ana Paula Lima Pinto Oliveira Almeida
Palavras-chaveComunicação política
Campanha eleitoral
Eleições autárquicas
Marketing político
Marketing eleitoral
Guimarães
Political communication
Electoral campaign
Local elections
Political marketing
Electoral marketing
Data2019
Resumo(s)Uma campanha eleitoral representa o momento através do qual cada força partidária utiliza as mais variadas técnicas com o objetivo de convencer o eleitorado. Cada campanha eleitoral é única e atende a um conjunto de contextos específicos sejam eles internacionais, nacionais ou locais. A presente tese centra-se no estudo comparado das campanhas eleitorais do Partido Socialista e da Coligação Juntos por Guimarães para as autárquicas de 2013 e de 2017, em Guimarães. Através do estudo das várias ferramentas e estratégias utilizadas por cada uma das forças partidárias, esta dissertação procurou dar resposta à pergunta de investigação: de que forma o Partido Socialista e a Coligação Juntos por Guimarães utilizaram a comunicação política durante os períodos de pré-campanha e campanha eleitoral que antecederam as eleições autárquicas de 2013 e de 2017 no Município de Guimarães? Com base na dupla comparabilidade (interpartidária e intrapartidária, em dois tempos), conclui-se que: na comparação intrapartidária, as duas forças partidárias evoluíram de 2013 para 2017 no que diz respeito aos meios e ferramentas utilizados; na comparação interpartidária, relativamente à campanha de 2013 a CJpG e o PS encontravam-se ao mesmo nível, por outro lado, em 2017, a Coligação Juntos por Guimarães revelou a tendência de uma maior personalização em torno do candidato enquanto na campanha do Partido Socialista ainda se verificava uma presença superior do partido em relação ao candidato.
An election campaign represents the moment by which political force use the most varied of techniques with the purpose of convincing the electorate. Each electoral campaign is unique and meets a set of specific contexts whether they are international, national or local depending on the degree of the election. This work focuses on the comparative study of the electoral campaigns between the Portuguese Socialist Party (“Partido Socialista”) and the Coalition Together for Guimarães (“Coligação Juntos por Guimarães”) for the municipal elections of 2013 and 2017 in Guimarães. Through the study of the various tools and strategies used by each of the party forces, this dissertation sought to answer the research question: How did the Socialist Party ("Partido Socialista") and the Coalition Together for Guimarães ("Coligação Juntos por Guimarães") use political communication during the pre-campaign and electoral campaign that preceded the municipal elections of 2013 and 2017 in the Municipality of Guimarães? Based on the double comparability (inter-party and intra-party, in two times), it was possible to be concluded two points: in the intra-party comparison, the two party forces evolved from 2013 to 2017 on the means and tools used; in the interpartisan comparison, for the 2013 campaign the CJpG and the PS were at the same level, on the other hand, in 2017, the Coalition Together for Guimarães revealed the tendency of a greater personalization around the candidate while in the campaign of the Socialist Party still it was verified a superior presence of the party in a relation to the candidate.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciência Política
URIhttps://hdl.handle.net/1822/60699
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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