Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/60689
Título: | A integração de crianças migrantes brasileiras nas escolas do 1° e 2° ciclo em Portugal |
Autor(es): | Almeida, Claudiane de Souza |
Orientador(es): | Sarmento, Manuel Jacinto |
Palavras-chave: | Cosmopolitismo infantil Criança Integração escolar Multiculturalismo Child cosmopolitanism Child School integration Multiculturalism |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | Esta dissertação de mestrado tem como objetivo analisar as diferenças culturais sentidas e vividas pelas crianças migrantes na escola pública em Portugal para poder compreender o processo de integração escolar das mesmas. O procedimento metodológico utilizado foi a entrevista semiestruturada com 11 crianças brasileiras com idade entre 6 a 12 anos que estão a viver e frequentar o Ensino Básico em Portugal. Para as análises foram utilizados os conceitos de multiculturalismo, interculturalidade, globalização, infância e cosmopolitismo infantil. O argumento desenvolvido neste estudo é o de que a ausência de práticas pedagógicas de uma educação multicultural e intercultural faz com que o processo de integração das crianças estrangeiras seja mais lento ou inexistente, tendo implicações no convívio dessas crianças que buscam a maior aproximação com outras crianças também estrangeiras. This dissertation aims to analyze the cultural differences lived and felt by the migrant children in the public schools in Portugal, the goal is to understand the school’s processes in integrating these students. The methodological procedure used was the semi-structured interview with 11 Brazilian children aged between 6 and 12, who are living and attending Basic Education in Portugal. For the analyzes, the concepts of multiculturalism, interculturality, globalization, childhood and infant cosmopolitanism were used. The argument developed in this study is that the absence of pedagogical practices of a multicultural and intercultural education makes the process of integration of foreign children slower or nonexistent, having implications in the lives of these children who end up seeking closer contact only with children with their nationality. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/60689 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Claudiane de Souza Almeida.pdf | 303,48 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |