Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/60476

TítuloDificuldades de aprendizagem de emergência tardia: preditores e perfis de desempenho
Autor(es)Marinho, Antónia Maria Carvalho
Orientador(es)Ribeiro, Iolanda
Palavras-chaveDificuldades de aprendizagem
Emergência tardia
Perfis de linguagem
Reading disabilities
Late-emerging
Language profiles
Data2019
Resumo(s)A investigação nas dificuldades de aprendizagem tem revelado a existência de diferentes trajetórias de aprendizagem. Embora a maioria dos alunos apresente dificuldades iniciais na aprendizagem da leitura, verifica-se que uma percentagem considerável de alunos evidencia dificuldades de aprendizagem de emergência tardia (DAET), após um desempenho típico, no início da aprendizagem escolar. Neste grupo de alunos têm sido descritos três perfis de dificuldades associados às DAET: dificuldades no reconhecimento de palavras, na compreensão ou em ambas. Esta emergência tardia poderá traduzir a crescente complexidade do processo de instrução que coloca desafios mais exigentes em termos de compreensão, leitura e vocabulário. Sendo difícil estabelecer indicadores que possam explicar cabalmente o aparecimento das DAET, défices na cognição verbal e na linguagem parecem constituir-se como preditores. Este projeto, recorrendo a uma amostra de crianças avaliadas, no 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade, tem como objetivos identificar alunos do 4.º ano que se enquadram no grupo com DAET, descrever o seu perfil de dificuldades considerando o desempenho na compreensão do texto lido e ouvido, a fluência de leitura e identificar as variáveis, que ao nível do 2.º ano, permitem identificar com precisão estes alunos.
Research on learning disabilities has pointed out different learning pathways. Although many of children exhibit initial reading difficulties, there is a considerable percentage of students exhibiting late-emerging reading disabilities (LERD), after a typical reading development. This type of difficulties is heterogeneous, with some of the students showing comprehension problems, word-level processing problems or both. LERD may arise due to instruction process complexities which become more demanding in terms of comprehension, reading and vocabulary across time. In spite of difficulties establishing early indicators that would explain LERD, verbal cognition and language impairments are expected as early preditors. This project, using a sample of children evaluated through 2nd, 3rd and 4th grades, aims to identify children with LERD, in 4th grade, to describe their difficulties profile, having their performance on reading fluency, listening and reading comprehension considered and to identify variables in 2nd grade that allow precise and early identification of these children.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoProjeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/60476
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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