Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/60381
Título: | Música e palavra no jardim-de-infância: aprendendo cantando histórias |
Autor(es): | Freitas, Virginie Almeida de Pacheco, António |
Palavras-chave: | Música e Livros Histórias Crianças Educação Pré-Escolar |
Data: | 2019 |
Citação: | Freitas, V., e Pacheco, A. (2019). Música e Palavra no Jardim-de-Infância - Aprendendo Cantando Histórias. IV Encontro do Ensino Artístico Especializado da Música do Vale do Sousa:O Ensino da Música no Século XXI: Desafios e Compromissos. Programa e Resumos. Lousada: Conservatório do Vale do Sousa. |
Resumo(s): | O Projeto Música e Palavra no Jardim-de-Infância – Aprendendo Cantando Histórias, desenvolvido numa sala de quatro anos, num Jardim-de-Infância, adveio essencialmente, do interesse do grupo de crianças, por mim identificado, pela música e pela audição de histórias. Nesse sentido, considerei pertinente que a escolha do tema ligasse intimamente a música e as histórias. Com a implementação do projeto foram atingidos os objetivos inicialmente estabelecidos: (i) potenciar o contacto com diversas formas de expressão e comunicação; (ii) proporcionar às crianças meios e motivações para desenvolverem o seu sentido musical; (iii) promover momentos lúdicos e de aprendizagem em torno dos livros; (iv) averiguar o contributo das histórias na vida das crianças; (v) averiguar o papel da música e o seu contributo na Educação Pré-Escolar; e (vi) dinamizar a área da biblioteca na sala dos 4 anos. No que concerne às opções metodológicas para a elaboração do projeto, recorreu-se, essencialmente, à investigação-ação. Os instrumentos de recolha de informação, centraram-se, principalmente, na observação, nas notas de campo, no registo fotográfico, no registo áudio e no registo audiovisual. No decorrer das atividades, o grupo mostrou-se sempre bastante empenhado e motivado para a construção de novas aprendizagens, quer no âmbito do vocabulário, desenvolvimento da linguagem, imaginação e criatividade, quer no âmbito musical no desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor, demonstrando um genuíno interesse pelas histórias e a pela música. Esta intervenção promoveu a cooperação entre o Jardim-de-Infância e a família, sendo a participação ativa dos pais verdadeiramente fundamental. Ao longo do projeto, a temática proporcionou a todos os intervenientes uma partilha de experiências e descobertas riquíssimas. |
Tipo: | Resumo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/60381 |
ISBN: | 978-989-98993-6-0 |
Versão da editora: | https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxlbmNvbnRyb211c2ljYXZhbGVkb3NvdXNhfGd4OjgyNzIzNzZkYTgxYTQzZA |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Música e Palavra - resumo.pdf | 144,19 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons