Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/60307

TitleA interseção da avaliação formativa e das ferramentas digitais
Other titlesThe intersection of formative assessment and digital tools
Author(s)Paiva, Rosa Sandra Santos
Advisor(s)Oliveira, Lia Raquel
Reis, L. P.
Issue date2018
Abstract(s)O tema A interseção da avaliação formativa e das ferramentas digitais representa, simultaneamente, o encontro entre uma temática com história na educação – a avaliação formativa, e outra temática bastante atual – o uso de ferramentas digitais com ênfase nas vulgarmente chamadas apps (aplicativos digitais). Por oposição, a primeira parece não se enraizar na prática pedagógica e a segunda ganha grande adesão pelo público em geral. A importância de se aprofundar o conhecimento sobre as dificuldades do enraizamento da avaliação formativa deve-se ao facto de esta avaliação apresentar inúmeras evidências científicas do seu potencial no apoio aos alunos e aos professores na superação das fragilidades e das deficiências, com impactos muito positivos ao nível da motivação, do engajamento, da realização e da autonomia. A revisão de literatura no âmbito do cruzamento das duas temáticas - a avaliação formativa e o uso de apps, apresenta bons indicadores de como a tecnologia pode complementar a avaliação formativa, garantir um maior enraizamento da mesma e garantir um desempenho mais alinhado com a educação inclusiva, tendo em vista o perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória. Deste modo é realizada uma análise da avaliação formativa versus avaliação sumativa nos vários níveis de ensino e das novas tendências e direções para avaliações formativas baseada em tecnologia avançada. São, também, analisadas as ferramentas digitais para avaliação formativa e proposto um novo modelo de classificação de apps para a avaliação formativa. É, ainda, realizado um inquérito sobre ferramentas digitais para avaliação formativa. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir e, respondendo à questão de investigação, que o meio escolar terá de evoluir, sobretudo, ao nível dos recursos materiais. Esta evolução é menos premente ao nível dos recursos humanos e das atitudes promotores do uso da avaliação formativa e apps. Assim, as perspetivas de desenvolvimento rasgadas pelo desenvolvimento desta dissertação consistem no aprimoramento das apps existentes no sentido permitirem um maior auxílio da avaliação formativa, pela a atenuação das suas maiores limitações. Decorrente do eventual aprimoramento das apps alargam-se as perspetivas de conquista de um uso mais frequente das apps e das TAFs, bem como a conquista de um novo modelo de classificação de apps para a avaliação formativa mais completo.
The theme "The intersection of formative assessment and digital tools" represents simultaneously the encounter between a thematic with history in education - formative evaluation, and another quite current theme - the use of digital tools with emphasis on the commonly called apps (digital applications) . By contrast, the initial theme does not seem to be rooted in pedagogical practice, and the latter gains wide acceptance by the general public. The importance of deepening the knowledge about the difficulties of rooted in the formative evaluation is due to the fact that this evaluation presents numerous scientific evidences of its potential in the support to the students and the teachers in the overcoming of the weaknesses and the deficiencies, with very positive impacts to the level of motivation, commitment, achievement and autonomy. The review of the literature on the cross-cutting of the two themes - the formative evaluation and the use of apps - presents good indicators of how technology can complement formative evaluation, ensure greater rooting, and ensure a more aligned performance with inclusive education, taking into account the profile of the student after leaving compulsory schooling. In this way an analysis of the formative evaluation versus summative evaluation in the various levels of teaching and the new trends and directions for formative evaluations based on advanced technology is carried out. Also, the digital tools for formative evaluation are analyzed and a new model of classification of applications for the formative evaluation is proposed. A survey on digital tools for formative evaluation is also carried out. The results obtained allowed us to conclude and responding to the research question, that the school environment will have to evolve, above all, to the level of material resources. This evolution is less pressing at the level of human resources and attitudes that promote the use of formative assessment and apps. Therefore, the development perspectives torn by the development of this dissertation consist in the improvement of existing applications in the sense that they allow a greater aid of the formative evaluation, by the attenuation of its greater limitations. As a result of the possible improvements of the applications, the prospects of more frequent use of the applications and of the FAT (Formative Assessment Techniques), as well as the conquest of a new model of classification of applications for the more complete formative evaluation are extended.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/60307
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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