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TitleAs narrativas de Mona Hatoum e o efeito de ‘contraponto’: des-emoldurando o doméstico enquanto performatividade e gesto político
Other titlesThe Narratives of Mona Hatoum and the ‘Contrapuntal’ Effect: Unframing Domesticity as Performativity and Political Gesture
Author(s)Macedo, Ana Gabriela
Keywordsespaço doméstico
exílio
contraponto
público/privado
art
contrapuntal
exile
resilience
Issue date5-Jan-2019
PublisherUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
JournalRevista Estudos Feministas
CitationMacedo, Ana Gabriela Vilela Pereira de. As narrativas de Mona Hatoum e o efeito de ‘contraponto’: des-emoldurando o doméstico enquanto performatividade e gesto político. Rev. Estud. Fem. [online]. 2019, vol.27, n.1, e58888. Epub 14-Mar-2019. ISSN 0104-026X. http://dx.doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n158888.
Abstract(s)Na minha intervenção procurarei focar aspectos vários da poética visual e narrativa da artista palestiniana Mona Hatoum, há longos anos exilada em Londres e Berlim, à luz do conceito de “contraponto”, de Edward Said, e da sua interrogação das fronteiras do público e do privado. A desfamiliarização do espaço doméstico e dos objectos “banais” do quotidiano propostos pela artista na sua obra, as suas narrativas de des-figuração e des-emolduramento performativo, serão aqui debatidas enquanto metáfora de estranhamento emocional e despaisamento social e político, em tempos de exílio e migrações. Através da minha discussão e dos meus estudos de caso procurarei igualmente reflectir sobre os novos desafios que o Feminismo como movimento emancipatório e pensamento crítico resiliente enfrenta hoje, num contexto transnacional.
In this paper I will focus on the work of the Palestinian artist Mona Hatoum, who has been an exile and an emigré for many years and who strongly reflects this identitarian condition in her artistic practice. My discussion will be anchored in Said’s concept of the “contrapuntal” and his questioning of the borders between public and private space, the emotional and the political, the fading notions of “home” and “homeland” in the context of migration and exile. Moreover, I will argue that as a woman artist who is socially and politically engaged Hatoum’s work helps us reflect on the new challenges transnational Feminism faces today as an emancipatory and a resilient critical movement.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/60281
DOI10.1590/1806-9584-2019 v27n158888
ISSN0104-026
Publisher versionhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0104-026X20190001&lng=pt&nrm=iso
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CEHUM - Artigos publicados em revistas

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