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TítuloEstudo da relação entre a responsabilidade social empresarial e a tributação
Outro(s) título(s)The study of the relationship between corporate social responsibility and taxation
Autor(es)Sousa, Marta Teixeira
Orientador(es)Marques, Mário
Palavras-chaveResponsabilidade social empresarial
Evitação fiscal
Agressividade fiscal
Corporate social responsibility
Tax avoidance
Tax aggressiveness
Data2019
Resumo(s)A globalização da economia teve como consequência mudanças sociais e políticas, que levantam questões acerca do desempenho social das empresas. Cada vez mais, as empresas reconhecem a importância do seu papel na sociedade envolvente, e uma das grandes prioridades dos gestores é a responsabilidade social que as suas empresas praticam. Esta responsabilidade deve estar presente na estratégia das organizações, de forma a que estas obtenham vantagem competitiva no mercado onde atuam. As empresas devem respeitar as questões fiscais determinadas pela lei, de forma a pôr em prática a sua responsabilidade. Esta investigação pretende estudar a relação entre a responsabilidade social das empresas e as práticas de evitação fiscal das mesmas, em contexto português, mais concretamente numa amostra de empresas localizadas no distrito de Braga. A metodologia adotada consistiu na aplicação de um questionário a empresas de diversos setores de atividade para, posteriormente, ser construído um índice de responsabilidade social para incorporar num modelo de regressão linear. Os resultados foram submetidos a testes estatísticos de forma a validar as conclusões da investigação. As principais conclusões da presente investigação parecem indicar a existência de uma relação entre a responsabilidade social das empresas e a evitação fiscal. Ou seja, as empresas que se apresentem com níveis elevados de responsabilidade social, parecem adotar em menor grau práticas de evitação fiscal.
The globalization of the economy has resulted in social and political changes, arising questions about the social performance of companies. More and more, companies recognize the importance of their role in the surrounding society, and one of the top priorities of managers is the social responsibility that their companies practice. This responsibility must be present in the organizations’ strategy, to gain competitive advantage in the market where they operate. Companies should respect tax issues determined by law in order to put their responsibility into practice. This investigation aims to study the relationship between corporate social responsibility and tax avoidance practices in the Portuguese context, specifically in a sample of companies of the district of Braga. The methodology adopted consisted in the application of a survey to companies from different sectors of activity, resulting in a social responsibility index that was further incorporated into a linear regression model. The results were submitted to statistical tests in order to validate the conclusions of the investigation. The main conclusions of the present investigation indicate that there is a relationship between corporate social responsibility and tax avoidance. In other words, companies that present themselves with high levels of social responsibility, seem to adopt less tax avoidance practices.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Contabilidade
URIhttps://hdl.handle.net/1822/60279
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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