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https://hdl.handle.net/1822/60249
Título: | Perspetivas sobre a transição para a vida pós-escolar de alunos com dificuldade intelectual |
Autor(es): | Ferreira, Maria do Rosário de Araújo |
Orientador(es): | Pereira, Ana Paula da Silva Martins, Ana Paula Loução |
Palavras-chave: | Dificuldade intelectual Transição para a vida pós-escolar Currículo específico individual Plano individual de transição Paradigma naturalista Intellectual disability Transition into post-school life Individual specific curriculum Individual transition plan Naturalist paradigm |
Data: | 22-Jan-2019 |
Resumo(s): | Neste trabalho tive por finalidade o estudo da transição para a vida pós-escolar de alunos com
dificuldade intelectual. Aprofundei o conhecimento que existe sobre dificuldade intelectual e sobre
transição para a vida pós-escolar, atendendo à concetualização atual, à operacionalização, às orientações
nacionais e internacionais que existem e aos desafios que se apresentam. Para o efeito, desenvolvi uma
investigação movida pelo paradigma naturalista, a qual assentou nas realidades percecionadas pelos
participantes, os alunos, as mães, e os profissionais, que considerei serem quem tinha conhecimento e
experiência sobre o tema e o podia desenvolver de forma compreensível e abrangente. Recolhi os dados
através de entrevistas semiestruturadas e de análise de documentos. O conhecimento adquirido foi
sintetizado em três fases. Primeiro apresentei-o sob a forma de três estudos de caso, nos quais mostro
concretamente as perspetivas individuais dos participantes. De seguida, sob a forma de cruzamento
dessas perspetivas, tracei as diferenças e as similitudes entre os participantes e interpretei e discuti as
suas perspetivas enquanto grupo. Por fim, estruturei este conhecimento sob a forma de conclusões. Os
resultados obtidos através das perspetivas dos participantes permitem-me concluir que: Em relação às
vivências escolares os alunos têm como experiências apropriadas, individualizadas e inclusivas. Valorizam
o papel da professora de Educação Especial como decisora no planeamento e na operacionalização
dessas vivências, para as quais atende à opinião das mães e, por vezes, dos alunos. Destacam como
mais valia o aluno ter disciplinas promotoras da autonomia e frequentar cursos profissionais,
considerando as suas competências específicas. Adicionalmente, quanto às vivências de transição,
reconhecem que os conteúdos passíveis de transferibilidade, as áreas das capacidades adaptativas e as
competências específicas, desenvolvidas no contexto escolar, são essenciais e apreciados. Contudo,
preocupam-se com a escassez de domínios formativos, que nem sempre vão ao encontro das áreas de
interesse dos alunos, e de locais para o desenvolvimento do plano individual de transição, que para além
de parcos deveriam localizar-se o mais próximo possível da área de residência do aluno. Valorizam as
competências dos alunos e identificam redes de apoio que se empenham e preocupam com as suas
potencialidades na vida pós-escolar. Paralelamente, no tocante às potencialidades na vida pós-escolar,
reconhecem que a empregabilidade é mais fácil para os alunos que têm famílias com negócio próprio e
que para os restantes alunos emerge a possibilidade da dependência a um centro de atividades
ocupacionais na vida pós-escolar o que é uma angústia para as mães que compreendem esta
possibilidade como um retrocesso de um ambiente inclusivo para um ambiente segregador. Apontam que
há várias entidades formais que têm a responsabilidade de intervir de forma mais interventiva e
responsável no processo de transição e enumeram um conjunto de propostas que essas entidades
deveriam promover para potenciar a transição para a vida pós-escolar dos alunos com dificuldade
intelectual. Atendendo a estas considerações, este estudo terá impacto social, como efeito alavanca, para
o conhecimento e promoção de experiências construtivas acerca da transição para a vida pós-escolar de alunos com dificuldade intelectual. Ou seja, possibilita-se a replicabilidade de práticas que se reconheçam
como ajustáveis ou adaptáveis a outros alunos e outros contextos. Permite, também, que diferentes
entidades se identifiquem em papéis aqui expressos e, consequentemente, intervenham com maior
eficácia para a transição para a vida pós-escolar dos alunos com dificuldade intelectual. Em relação direta
aos alunos, expõe a desejada mudança de paradigma de expandir as vivências inclusivas, reconhecidas e
estimadas em contexto escolar, para o contexto de vida pós-escolar. Comprova que existe espaço para os
alunos com dificuldade intelectual terem voz e participarem na tomada de decisão quanto às suas
vivências escolares e de transição, que têm de ser colocados no centro da discussão acerca da transição,
o que mudará o rumo do seu futuro pós-escolar. The scope of the present study is the analysis of the transition to post-school life by students with intellectual disability. I have considered the knowledge about the intellectual difficulties and about the transition to post-school life, respecting the current conceptualization, the operationalization, the national and international guide-lines and the challenges presented. I have developed a research based on a naturalist paradigm, based upon the experiences of the participants, the students, the mothers, and the professionals, the ones most knowledgeable and experienced on the subject, enabling me to develop it in a clear, comprehensive way. The data were gathered by means of semi-structured interviews and document analysis. The study was developed in three stages: presentation of three case studies which clearly shows the views of participants; crossing of their experiences in order to interpret and discuss their differences and similarities as a group, and conclusions. I noticed the students have suitable, individualized, inclusive experiences. They value the role of the Special Education Teachers when deciding the planning and operationalization of those experiences, including the mothers’ and sometimes the students’ opinions. The teachers enhance the autonomy promoting subjects and the professional courses the students attend as an advantage. Furthermore, they recognize that the transferable contents, the areas of adaptive abilities and the specific skills, developed in the school context, are essential. Nevertheless, they are worried about the lack of diversified formative options and the places for the development of the transitional individual plan, which should be located in students’ residential areas. They value the students’ skills and identify support networks for the post-school life. They recognize that finding a job is easier for the students whose families have their own business. For the other students there is the possibility of being connected to a centre of occupational activities in their post-school life. This anguishes their mothers who view this possibility as moving back from an inclusive environment to a segregating one. They say there are several formal entities whose responsibility is to intervene in the transition procedure and present a set of prepositions that these entities should promote, in order to facilitate the transition into post-school life. These considerations may have a social impact in promoting knowledge and awareness about constructive experiences, as far as the transition into post-school life by students with intellectual disability is concerned. The replicability of practices meant for other students in similar conditions and contexts are made possible. It also allows different entities to be identified in roles referred to in this study and, consequently, intervene more effectively in the transition into post-school life by students with intellectual disability. It shows the desire change of paradigm in expanding inclusive experiences in the school context into the post-school context. It proves that the intellectual disability students may participate in decision-making about their school and transition experiences, which will change the course of their post-school future. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Estudos da Criança (especialidade em Educação Especial) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/60249 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
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