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https://hdl.handle.net/1822/59999
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Figueiras, A. | por |
dc.contributor.author | Moreira, A. | por |
dc.contributor.author | Carvalho, F. | por |
dc.contributor.author | Machado, M. | por |
dc.contributor.author | Ramos, Rui Lima | por |
dc.date.accessioned | 2019-04-11T15:37:50Z | - |
dc.date.available | 2019-04-11T15:37:50Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-10 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/59999 | - |
dc.description.abstract | A presente proposta de póster decorre de um trabalho de investigação realizado no âmbito da unidade curricular Discursos, Textos e Estratégias Interpretativas, do 1.º ano do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade do Minho. A análise da obra parte da noção de sequência narrativa (Adam e Revaz, 1997) e de literatura para a infância (Ramos, 2010), para identificar como a narrativa em questão constrói e promove uma visão do mundo onde os seres humanos tomam consciência da sua interação com o meio, em particular com os elementos naturais – e, assim, fomenta a criação de uma visão tendencialmente “ecológica” do mundo, com as suas redes de interação que ultrapassam a mera exploração irrefletida e linear dos “recursos” naturais (Capra, 2002). Dito de outra forma: pretende-se analisar como esta obra pode promover a ecoliteracia dos jovens leitores a que é destinada (Orr, 1998), sem deixar de ser marcada pelo que a define como obra literária. Entende-se aqui “ecoliteracia” como “a capacidade de os cidadãos desenvolverem um tipo de pensamento favorável à desconstrução do paradigma antropocêntrico que carateriza as sociedades ocidentais e as suas consequências mais diretas, nomeadamente a conceção do homem como legítimo explorador do meio natural em seu proveito e a da natureza como uma inesgotável fonte de bens ao dispor de todas as necessidades e desejos humanos” (Ramos e Ramos, 2013: 17). No caso, o protagonista é uma criança e o cenário da narrativa uma escola. A personagem principal repara numa pequena árvore que cresce no recreio. Tornar a árvore objeto de discurso individualiza-a e dá-lhe um estatuto especial, torna-a visível e atuante no mundo da criança-protagonista e das crianças-leitoras. Nesta narrativa, a fragilidade da árvore, decorrente do seu pequeno tamanho e da indiferença/invisibilidade de que é alvo, torna-a carente de cuidado e proteção. Protegendo a árvore, a criança-protagonista torna-se agente na edificação do meio e leva os seus colegas e a relutante professora a assumirem uma atitude semelhante. A obra reifica o passar do tempo, associado ao lento crescimento da árvore, e este transforma-se, tal como a relação afetiva estabelecida com a árvore, numa experiência significativa para as crianças. Assim, a obra oferece aos leitores uma experiência mediada, convidando-os a reposicionarem-se na sua relação com os elementos naturais do seu meio, promovendo a sua ecoliteracia. | por |
dc.description.sponsorship | Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência UID/CED/00317/2019. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Criança | por |
dc.subject | Ecoliteracia | por |
dc.subject | Álbum ilustrado | por |
dc.subject | A árvore da escola | por |
dc.title | Virtualidades do livro-álbum A árvore da escola para a promoção da ecoliteracia | por |
dc.type | conferencePoster | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://simposiojilij.pt/Posteres_2SIJILIJ.pdf | por |
sdum.event.title | 2º Simpósio de Jovens Investigadores em Literatura para a Infância e Juventude | - |
oaire.citationStartPage | 5 | por |
oaire.citationEndPage | 5 | por |
oaire.citationConferencePlace | Aveiro, Portugal | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/draft | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Comunicações |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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