Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/59913

TítuloPercepções da marca de um local: estudo de caso Salvador da Bahia
Outro(s) título(s)Perceptions of the local brand: Salvador da Bahia case study
Autor(es)Jesus, Michelle Ludovico Fontes de
Orientador(es)Simões, Cláudia
Palavras-chaveIdentidade de marca
Marca de destino
Salvador da Bahia
Características diferenciadoras
Estudo exploratório
Brand identity
Destination brand
Differentiating characteristics
Exploratory study
Data2019
Resumo(s)A concorrência fez com que as organizações e os gestores percebessem que a diferença na qualidade do produto já não era o suficiente para assegurar sua permanência no mercado. Com isso, se torna indispensável atrelar à sua marca uma identidade que lhe confira personalidade própria, de modo a sobressair-se num mercado abarrotado. Assim como os produtos, os lugares também sentiram necessidade de serem pensados como verdadeiras marcas, adotando estratégias que permitissem diferencia-los e criar valor para os consumidores. A presente investigação propõe um estudo de caso sobre a cidade de Salvador da Bahia, capaz de promover uma reflexão sobre o tema em questão, obter insights e fornecer contributo empírico. Contextualizando, a cidade está localizada no nordeste brasileiro, possuindo incontáveis belezas naturais e um expressivo patrimônio cultural e histórico, resultado da contribuição dos diversos povos que por lá habitaram. Com esta investigação pretende-se compreender os conceitos relacionados a Marca destino e identidade de marca, suas ferramentas e implicações. Pretendeuse também compreender como é percebida a marca da cidade pelos diferentes Stakeholders. Para isso, seguiu-se a linha de um estudo exploratório e qualitativo, recorrendo a quatorze entrevistas individuais, sendo um gestor e treze residentes da cidade. Como uma das conclusões desta investigação, percebeu-se que para ambos os stakeholders, os fatores diferenciadores da marca Salvador são natureza, história, diversidade cultural, clima, culinária, festivais, religiosidade e também, a hospitalidade e a alegria das pessoais locais. Por outro lado, segundo o gestor, existem grandes lacunas que precisam ser preenchidas e enfrentadas, como por exemplo, uma infraestrutura mais adequada e a necessidade de um planeamento estratégico atualizado para o sector turístico, que seja compatível com as atuais aspirações da cidade, uma vez que, a forma como a cidade é percebida e vendida foi bastante desgastada ao longo dos anos.
Competition has led organizations and managers to realize that the difference in product quality was no longer enough to ensure that they remain on the market. Thus, it is essential to attach to your brand an identity that gives it its own personality, in order to stand out in a crowded market. Like products, places need to be thought as real brands, adopting strategies that allowed them differentiation, creating value for consumers. The present investigation proposes a case study about the city of Salvador da Bahia, able to promoting a reflection on the subject in question, obtaining insights and providing empirical contribution. Contextualizing, the city is located in northeastern Brazil, has countless natural beauties and an expressive cultural and historical patrimony, result of the contribution of the diverse peoples who lived there. In this investigation we intend to understand the concepts related of destination brand and brand identity, their tools and implications. It was intended to understand how the local brand is perceived by the different Stakeholders. For that, an exploratory and qualitative study was chosen, using fourteen individual interviews, one manager and thirteen city residents. As one of the conclusions of this investigation, it was noticed that for both stakeholders, the differentiate factors are nature, history, cultural diversity, climate, cuisine, festivals, religiosity and also, the hospitality. On the other hand, according to the manager, there are major problems that need to be overcome, for example, adequate infrastructure and an updated strategic planning for the tourism sector.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/59913
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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Michelle+Ludovico+Fontes+de+Jesus.pdf
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