Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/59868

TitleDiálogo intercultural e mediação em debate
Author(s)Silva, Ana Maria Costa e
Macedo, Isabel Moreira
Cunha, Sílvia Marina Silva
KeywordsMediação Social
Diálogo intercultural
Mediação
Europa
Issue date2019
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
CitationCosta e Silva, A. M., Macedo, I. & Cunha, S. (2019). Diálogo intercultural e mediação em debate. In A. M. Costa e Silva, I. Macedo & S. Cunha (Eds.), Livro de atas do II Congresso Internacional de Mediação Social: a Europa como espaço de diálogo intercultural e de mediação (pp. 6-9). Braga: CECS.
Abstract(s)[Excerto] O diálogo intercultural e a mediação foram os temas em debate no II Congresso Internacional de Mediação Social, realizado na Universidade do Minho, em Braga, nos dias 26 e 27 de abril de 2018. A Europa como espaço de diálogo intercultural e de mediação foi o tópico que convocou os participantes do Congresso e os vários organismos coorganizadores do mesmo: o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, a Câmara Municipal de Braga, o Alto Comissariado para as Migrações, o projeto europeu CreE.A – Construção de um Espaço Europeu da Mediação Social, a RESMI – Rede de Ensino Superior de Mediação Intercultural. Com o objetivo de proporcionar um espaço de debate interdisciplinar sobre desafios contemporâneos da sociedade atual, este Congresso reuniu participantes provenientes de 13 países (Alemanha, Angola, Áustria, Bélgica, Bielorrusia, Brasil, Bulgária, Espanha, França, Itália, Marrocos, Portugal e Reino Unido) para debate de temas e experiências como a educação intercultural, os estudos culturais, os novos desafios na europa, a comunicação intercultural e a mediação. Este Congresso constituiu, por isso, uma oportunidade de partilha sobre perspetivas teóricas e experiências a partir de olhares e lugares diversos: pessoais e institucionais, geográficos e profissionais o que resultou num programa final com 80 comunicações distribuídas por 22 sessões. Este Livro de Atas reúne 30 dos vários textos finais submetidos, os quais foram sujeitos a revisão por pares; organiza-se em quatro partes de acordo com as temáticas dos textos que lhes correspondem. Os textos que integram este livro oferecem leituras e perspetivas declinadas em diversos olhares, sejam eles de natureza teórico-epistemológica, praxeológica, metodológica ou política, todos eles refletindo a natureza plural da cultura, da ciência e da ação humana e cumprindo os objetivos do debate, mesmo que limitado aos autores destes textos, sobre o diálogo intercultural e a mediação.
TypeConference editorial
URIhttp://hdl.handle.net/1822/59868
ISBN978-989-8600-80-6
Publisher versionhttp://lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/248/showToc
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_Silva_Macedo_Cunha_Dialogo-intercultural-mediacao.pdf53,34 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID