Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/59853

TitleA investigação sobre rádios comunitárias e a resistência em estudar o desconhecido
Author(s)Ribeiro, Fábio
KeywordsRádio
Comunitária
Investigação
Congressos
Artigos
Revistas científicas
Issue dateDec-2018
PublisherUniversidade da Beira Interior. Labcom.IFP
JournalEikon
CitationRibeiro, F. (2018). A investigação sobre rádios comunitárias e a resistência em estudar o desconhecido. Eikon: Journal on Semiotics and Culture, (4), 15-22.
Abstract(s)Em alguns países, como Portugal, o conceito de “rádio comunitária” está longe de ser conhecido. A Lei da Rádio, de 2010, continua a definir apenas quatro tipos de rádios quanto à cobertura geográfica: internacional, nacional, regional ou local. As rádios comunitárias destinam-se à produção de conteúdos, através de emissores de baixa potência, para zonas geograficamente restritas e para comunidades com fins e interesses específicos, num espírito colaborativo e sem fins lucrativos (Foxwell et al., 2008). Este desconhecimento (ou negligência) a nível legal coincide igualmente com um número praticamente residual de trabalhos académicos sobre rádios comunitárias em Portugal (Ribeiro, 2014), ao contrário de outras dinâmicas internacionais, na academia e na sociedade civil, que procuram refletir e organizar diversas problemáticas a estes meios de comunicação (Meda, 2015). Partindo desta premissa, que incide sobre a pouca produção científica sobre o tema, pretendeu-se analisar parte da investigação científica sobre rádios comunitárias, na área das Ciências da Comunicação. Deste modo, numa análise realizada a 91 trabalhos apresentados sobre este tema, em congressos (67) ou revistas científicas (24), concluiu-se que os autores procuram estudar a realidade dos países em que se inserem, com uma preocupação de estudar fundamentalmente a emancipação social promovida pelas rádios comunitárias, as implicações legais e gestão financeira destas emissoras.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/59853
DOI10.20287/eikon-n04-a02
ISSN2183-6426
Publisher versionhttp://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/eikon/article/view/339/357
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
eikon-artigo.pdf829,72 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID