Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/5984

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlves, José Ferreira-
dc.contributor.authorSantos, Pedro Lopes dos-
dc.contributor.authorAlves, Cidália Ferreira-
dc.contributor.authorAlves, Anabela-
dc.contributor.authorBrito, Lurdes-
dc.contributor.authorCunha, Fernando-
dc.date.accessioned2007-01-11T11:53:17Z-
dc.date.available2007-01-11T11:53:17Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citation"Revista psychologica". ISSN 0871-4657. 43 (2006) 143-156.eng
dc.identifier.issn0871-4657eng
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/5984-
dc.description.abstractO conceito de generatividade proposto inicialmente por Erik Erikson (1976) é tão importante para compreendermos os problemas e desafios que se colocam aos adultos e às sociedades contemporâneas quanto o tem sido o conceito de identidade para compreender os desafios que se colocam ao adolescente e ao ciclo de vida humano. Apesar da importância social e educativa deste conceito não tem havido entre nós tentativas de medida deste conceito especialmente em populações com responsabilidades educacionais. Tomando uma amostra de jovens adultos e adultos, composta por professores, estudantes de docência, de educação e auxiliares de acção educativa, medimos dois componentes da generatividade utilizando dois instrumentos disponíveis para esse efeito: a Escala de Generatividade de Loyola (EGL) e a Lista de comportamentos generativos (LCG) que medem, respectivamente, a preocupação generativa e os actos generativos. Os resultados apontam, tal como em outros estudos internacionais, para a sensibilidade e consistência interna destas medidas e para a sua variação significativa em função de variáveis como a idade, o exercício ou não de função parental e o estatuto ocupacional. Discutiremos estes dados e proporemos que este conceito e suas medidas façam parte de uma nova agenda de investigação em educação e psicologia.eng
dc.language.isoporeng
dc.rightsopenAccesseng
dc.subjectGeneratividadeeng
dc.subjectAvaliaçãoeng
dc.subjectEducaçãoeng
dc.subjectProfissionaiseng
dc.titleGeneratividade em estudantes e profissionais de educaçãoeng
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyeseng
sdum.pagination143-156eng
sdum.publicationstatuspublishedeng
sdum.volume43eng
sdum.journalRevista Psychologicapor
Appears in Collections:CIPsi - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
generatividade.pdfdocumento principal87,75 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID