Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/59833

TitleEstudo de novas tecnologias que permitam desenvolver um esmalte aquoso para aplicação em madeira com excelente desempenho
Author(s)Cerqueira, Sara Isabel Pimenta
Advisor(s)Teixeira, J. A.
Lopes, Vasco
KeywordsLigantes
Esmaltes aquosos
Radiação ultravioleta
Binders
Waterbased products
UV-light
Issue date2018
Abstract(s)A madeira é um material natural, sustentável e ecológico largamente usado como um material de construção. No entanto, é muito mais facilmente degradado por fatores ambientais, dos quais são exemplo os microrganismos, a água e a radiação solar, do que qualquer outro material. Os revestimentos para a madeira, incluindo os produtos de acabamentos como os esmaltes, servem e têm os principais objetivos de decorar, dando a aparência desejada, e proteger a sua superfície. Ao selecionar-se um acabamento, deve considerar-se a aparência, a proteção e a facilidade de limpeza, assim como as propriedades da superfície da madeira que podem afetar a aplicação e desempenho do acabamento, isto é, a sua vida útil. Para que esta seja o mais longa possível é fundamental que as condições ambientais, no caso da madeira exterior, juntamente com a própria estrutura deste substrato e os demais fatores a ela extrínsecos sejam tidas em conta, para que a performance dos revestimentos seja resistente a estes parâmetros e possa desempenhar as funções para as quais o produto é desenvolvido. Desta forma, o presente projeto teve como intuito estudar e analisar diversos ligantes existentes no mercado indicados para a formulação deste tipo de produto, de modo a selecionar aqueles que apresentem a máxima resistência à radiação ultravioleta, em particular, possível. Estudaram-se dois diferentes tipos de ligantes, acrílicos e alquídicos, de onde se concluiu que os que apresentaram melhor comportamento face ao envelhecimento acelerado, que envolveu a exposição à radiação ultravioleta, foram os ligantes acrílicos. Também a tendência para o amarelecimento dos produtos formulados com estes ligantes foi melhor do que a constatada com os ligantes alquídicos. Nos esmaltes desenvolvidos com ligantes acrílicos, dois, em particular, evidenciaramse pela boa performance geral que apresentaram relativamente aos diversos parâmetros estudados e avaliados no estudo. Por este ser bastante preliminar e breve para o tipo de trabalho exigido, deve ser salientado que as formulações usadas para o desenvolvimento de todos os esmaltes devem sofrer alterações, para ser otimizado, por exemplo, o tempo aberto dos mesmos, entre outros aspetos.
Wood is a natural, sustainable and eco-friendly type of material, widely used as a construction material. However, it’s much more easily degraded by environmental aspects, such as microorganisms, water and sunlight, than any other type of construction material. Wood coatings, including enamels, have the purpose to decorate, giving the desired appearance, and protect wood. By selecting a coating, it must be considered its protection functions as well as the main factors that affect coatings performance on wood, which means, it’s useable life. To make this as long as possible, it is essential that weathering conditions, together with the type of wood and other variables, are taken into account, to allow the best performance and resistance for the developed product. Therefore, this project aims to study different types of binders in the market, specific for the type of product wanted, and select those who present the best resistance to artificial weathering conditions, especially to UV-light. Acrylic and alkyd binders were studied, revealing that acrylic ones exhibited the best resistance and behavior on artificial weathering. The yellowing tendency of products formulated with this type of binders were better than alkyd ones. Two acrylic binders reported a good overall performance giving the analyzed characteristics. Giving the fact that this project was very short and of preliminary assessment, it must be emphasized, however, that the formulations used should be modified, in order to achieve better values in, for instance, open time, among others.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado integrado em Engenharia Biológica (área de especialização em Tecnologia Química e Alimentar)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/59833
AccessEmbargoed access (2 Years)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado
CEB - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Sara Isabel P Cerqueira.pdf
  Until 2021-01-01
2,29 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID