Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/59744

TitleSubsídios para a história do ensino graduado da sociologia na Universidade do Minho
Author(s)Brandão, Ana Maria
KeywordsSociologia
Ensino graduado
Universidade do Minho
História
Issue date2016
CitationBrandão, Ana Maria (2016) (não publicado), "Subsídios para a história do ensino graduado da Sociologia na Universidade do Minho"
Abstract(s)Este artigo pretende contribuir para a história do ensino graduado da Sociologia na Universidade do Minho (de ora em diante, UMinho), que tem formalmente início no ano de 1989, com a criação da licenciatura em Sociologia das Organizações. No mesmo ano, são também criados a Escola de Ciências Sociais e o Departamento de Sociologia e Antropologia. O ensino graduado da Sociologia na UMinho constitui, portanto, um marco fundamental na afirmação das Ciências Sociais nesta Universidade. Apostando inicialmente num ensino de carácter profissionalizante – de resto, em concordância com a missão que a UMinho definira para si própria –, o ensino graduado da Sociologia irá passar por várias alterações. Algumas delas refletem mudanças significativas tanto na vocação do curso, como nos conteúdos que vão sendo privilegiados e estão intimamente ligadas ao trajeto do próprio Departamento. Não pretendendo aqui fazer uma história pormenorizada e exaustiva dessas alterações, centrar-nos-emos sobretudo nos seus momentos mais relevantes, procurando enquadrá-los nas conjunturas particulares em que tiveram lugar. Considerámos, nesta análise, a existência de três momentos fundamentais no ensino graduado da Sociologia na UMinho: a criação da primeira licenciatura, a que se segue um período de abertura e expansão; a profunda mudança que sofreu sob os auspícios do designado Processo de Bolonha; e as alterações recentes, que marcam a definitiva transformação de uma licenciatura especializada numa licenciatura generalista. Para esta pequena reconstituição histórica, que entendemos sobretudo como um subsídio para uma história mais vasta que permanece por fazer, socorremo-nos de fontes documentais e dos contributos de alguns informantes privilegiados . As suas memórias e vivências foram fundamentais para recuperar informação essencial para a compreensão dos desafios e das mudanças por que passou o ensino graduado da Sociologia na academia minhota.
TypeWorking paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/59744
Peer-Reviewedno
AccessOpen access
Appears in Collections:DS/CICS - Documentos de Trabalho/Working Papers

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Subsídios para a história do ensino graduado da Sociologia na Universidade do Minho.pdf431,32 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID