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TitleA pertinência das parceiras e das angariações de fundos para o Instituto Maria da Paz Varzim
Other titlesThe relevance of partnerships and fund raisings for the M. P. V. Institute
Author(s)Moreira, Catarina Gomes
Advisor(s)Martins, Custódia
KeywordsEducação de adultos
Intervenção comunitária
Angariações de fundos
Voluntariado
Famílias carenciadas
Adult education
Community intervention
Fund raising
Volunteering
Careless families
Issue date2018
Abstract(s)O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação, na área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, cujo estágio profissional foi efetuado no Instituto Maria da Paz Varzim, tendo como finalidade promover, sensibilizar e desenvolver as parcerias em rede com entidades públicas ou privadas e de particulares da comunidade poveira para constante realização da missão e dos objetivos da instituição. A sociedade portuguesa ainda sofre de disparidades económicas, o que gera situações de vulnerabilidade social e económica na vida de muitas famílias. O IMPV tem a missão de colmatar as mesmas, através de apoio na educação e formação de crianças e jovens, desde os 3 (três) anos de idade até à conclusão da escolaridade obrigatória, e de outros aspetos de primeira necessidade como a alimentação e higiene. Mas para a concretização desta ação e destes objetivos é necessário obter fundos e bens que possibilitem os mesmos, uma vez que os subsídios disponibilizados pelo estado português não são suficientes face às despesas e compromissos mensais; para além disso o valor mensal pago por cada criança e/ou jovem é insignificante, sendo meramente de carácter responsabilizador. Por isso o IMPV precisa de se socorrer de iniciativas que possam gerar fundos e apelar a entidades públicas e privadas solicitando contribuições e donativos. Sendo assim e com vista à consciencialização desta premissa na comunidade poveira, foi desenvolvido este projeto com base numa investigação-ação participativa, relacionada com as áreas de Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, através de atividades de acordo com as necessidades e dificuldades do IMPV, com vista a que as mesmas fossem minimizadas e que permitissem uma maior ação para uma sociedade inclusiva.
The current training report comes up in the field of a Master’s Degree in Education, in the area of a specialization in Adult Education and Communitarian Intervention. This professional training took place at M.P.V. Institute, aiming at promoting, sensitizing and developing chain partnerships with public or private entities and individual’s from the Póvoa community to constantly carry out the mission and goals of this institution. The Portuguese society still undergoes economic disparities, which generates situations of social and economic vulnerability in many families’ life. The M.P.V. Institute’s job is to fulfill those needs through the support in children and young people’s education and formation, from the 3 (three) years old to the conclusion of compulsory schooling, and other aspects of first need such as food and hygiene. To achieve this job and these goals it is necessary to raise funds and goods that make them possible, since the subsidies provided by the Portuguese government are not enough to face the monthly expenses and commitments. Besides, the monthly value paid by each child or young person is trifling, being merely of a responsible nature. For that reason the M.P.V. Institute needs to resort to initiatives that may generate funds and appeal to public and private entities, asking for contributions and donations. Therefore, to make the local community aware of this premise, the project was developed in an investigation-action plan, related to the areas of Adult Education and Communitarian Intervention, through activities according to the needs and difficulties of the M.P.V.I., so that these could be minimized and allow a major action towards an inclusive society.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/59716
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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