Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/5970

TitlePossibilidades e desafios do betão auto compactável reforçado com fibras : do laboratório à aplicação real
Author(s)Barros, Joaquim A. O.
Pereira, E. N. B.
Santos, S. P. F.
Lourenço, Lúcio
KeywordsBetão auto-compactável reforçado com fibras
Fibras discretas
Issue dateSep-2006
CitationCAMÕES, Aires ; FERREIRA, Rui Miguel, ed. lit. - "Inovaçãoo em betões : nova normalização e produção de betões especiais". Guimarães : Universidade do Minho, 2006. ISBN 978-972-99179-2-9. p. 49-68.
Abstract(s)Neste trabalho resume-se a investigação desenvolvida no âmbito de um projecto de investigação aplicada, que tinha como objectivo essencial o de avaliar a possibilidade de conceber um painel em betão auto-compactável reforçado com fibras de aço (BACRFA) para painéis de fachada de edifícios, com vantagens técnicas e económicas quando se toma por base de comparação a solução em betão projectado reforçado com fibras de vidro. Para tal foi necessário desenvolver um método de concepção para o BACRFA. Posteriormente foi caracterizado o seu comportamento à compressão e à flexão, desde as 12 h aos 28 dias do BACRFA desenvolvido, e foi avaliado o desempenho do sistema estrutural proposto no que respeita ao seu comportamento à flexão e ao punçoamento. Para avaliar as dificuldades associadas à construção, em ambiente de pré-fabricação industrial, da solução proposta para o painel, foi construído um protótipo na empresa associada a este projecto. O desempenho estrutural do protótipo construído foi avaliado por intermédio de ensaio in situ.
TypeBook part
DescriptionO estudo descrito neste artigo é parte integrante do programa de investigação “Prefabricated sandwich steel fiber reinforced panels” apoiado pelos FEDER e MCT, e promovido pela ADI (45% do montante solicitado). O terceiro e quarto autores agradecem as bolsas concedidas ao abrigo deste projecto de investigação. Este projecto envolveu as empresas PREGAIA e CIVITEST e a Universidade do Minho. Os autores gostariam de agradecer a cedência dos materias empregues, gentilmente cedidos pela degussa (superplastificante), SECIL (cimento), Bekaert (fibras) e Comital (filler calcárico). Agradece-se ainda a colaboração da Empresa FiberSensing pela colaboração prestada na monitorização do protótipo ensaiado na Prégaia.
URIhttp://hdl.handle.net/1822/5970
ISBN978-972-99179-2-9
AccessOpen access
Appears in Collections:CEC-EST - Livros
ISISE - Capítulos/Artigos em Livros Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CL_2006_BarrosEtAl_Construnor.pdfMain Article2,16 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID