Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/59641

TitleAvaliação do impacto da formação em higiene, saúde e segurança no trabalho: perceções de assistentes operacionais de um agrupamento de escolas
Other titlesEvaluation of training impact: perceptions of operational assistants of a school grouping
Author(s)Fonseca, Verónica da Conceição Silva
Advisor(s)Vilarinho, Emília
KeywordsFormação
Prevenção de acidentes de trabalho
Assistentes operacionais
Agrupamento de escolas
Município
Training
Prevention of occupational accidents
Operational assistants
Grouping of schools
County
Issue date2017
Abstract(s)Na atualidade, a formação é considerada fundamental para a melhoria das organizações e um importante contributo para o desenvolvimento profissional e também pessoal dos trabalhadores. O objetivo principal do projeto passou por avaliar o impacto que a formação tem em assistentes operacionais de um Agrupamento de Escolas, com o intuito de contribuir para a construção de um modelo de avaliação da formação e do seu impacto na organização e no desempenho profissional dos trabalhadores. Devido ao elevado índice de acidentes de trabalho no agrupamento de escolas selecionado, optamos por incidir a abordagem em torno da formação relacionada com Higiene, Saúde e Segurança no trabalho, fazendo assim uma comparação entre o índice de sinistralidade ocorrido antes da formação com o índice de sinistralidade verificado após a formação. O estudo foi realizado a partir de técnicas, como entrevistas de grupo, entrevista semiestruturada e observação. Os resultados revelam, que apesar dos esforços desenvolvidos pelo Município, existe ainda a necessidade de investimento na formação, no sentido de a reciclar e fazer chegar a todos os assistentes operacionais.
We are at a time when the importance of training becomes evident, in the sense of contributing to a professional and personal development of the individual. In this way, the main objective of this project was to evaluate the impact that training has on the operational assistants of a School grouping, with the purpose of contributing to the construction of a model of evaluation of the training and its impact on the organization and the performance of workers. Due to the high rate of work-related accidents in the selected school group, we choose to focus on the training related to hygiene, health and safety at work, making a comparison between the accident rate that occurred before training with the verified index after training. The study was based on techniques such as group interviews, semi-structured interviews and observation. The results show that, despite the efforts made by the Municipality, there is still a need for investment in training, without a sense of recitation, and make a request to all operational assistants.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/59641
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Verónica Fonseca.pdf3,49 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID