Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/59616

TítuloDesenvolvimento de competências na educação pré-escolar: um estudo com educadores de infância
Autor(es)Ferraz, Andreia Sofia Longa
Orientador(es)Alves, Maria Palmira
Palavras-chaveEducação pré-escolar
Educadores de infância
Primeiros socorros
Investigação-ação
Formação inicial
Pre - school education
Early childhood educators
First aid
Action research
Initial training
Data2018
Resumo(s)A caminhada pelo ensino pré-escolar é considerada uma das etapas essenciais na vida das crianças e por isso Jardins de Infância devem ser locais seguros e acolhedores, facilitando o desenvolvimento integral das crianças. Nestes locais, existe uma exposição a diferentes perigos e acidentes, devido à idade e desenvolvimento das crianças e por isso é emergente que o currículo da educação pré-escolar preveja na formação inicial dos educadores de infância a temática de primeiros socorros. Neste sentido, desenvolvemos um estudo de investigação integrado no curso de Mestrado em Ciências da Educação, especialidade em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa da Universidade do Minho, intitulado Desenvolvimento de Competências na Educação Pré-Escolar: Um estudo com educadores de infância, com nove educadores de infância de um Jardim-de-Infância de Angola. O desenvolvimento de competências relacionadas com a área de primeiros socorros, assumiu uma problemática central que se tornou com um objetivo específico desta investigação, na tentativa de perceber a importância desta temática na formação inicial do curso de educadores e as mudanças nas políticas curriculares sobre a formação contínua como obrigatória. Para atingir os objetivos, adotando a classe de investigação-ação, recorremos ao uso de entrevistas estruturadas, entrevista diagnóstica e entrevista de avaliação junto de nove educadores de infância a lecionar num centro infantil específico. Os dados obtidos foram tratados através da análise de conteúdo o que nos levaram a preparar um plano de formação que dotasse os educadores de infância de competências em primeiros socorros. Os resultados iniciais apontaram para uma necessidade formativa na área dos primeiros socorros devido ao uso de práticas descontinuadas e resultantes do senso comum. Após a formação os educadores de infância obtiveram melhores resultados o que nos permite concluir que a mesma teve êxito e que há uma necessidade de formação contínua neste contexto educativo.
Preschool education is one of the essential stages in the lives of children, and therefore Kindergartens (K) should be safe and welcoming places, facilitating the integral development of children. Health is a theme widely addressed in the curriculum and schools are a prime vehicle for acts of awareness for physical and psychological well-being. In Angola, children's educators (CE) are required to be health and welfare promoters and to be able to act in all situations, since they are responsible for children for long periods (8 am to 12 a.m.). Thus, CE should be prepared for immediate action in accident cases that is training in First Aid (PS) because the hospital response may take too long. In this context the research problem arises: are the CE prepared to act in unexpected situations or even an accident? Should the initial training curriculum include skills in this area? Should educational and curricular policies make compulsory education compulsory? This qualitative study was developed at a Children's Center (CC), which is home to around 250 children, located in the southern part of Luanda, Angola. It had general objectives: to know the competences of the CE, in the area of the FA; train CE to act in unforeseen situations; suggest changes to the educational and curricular policies. In order to know the competences of the CE, a structured interview was carried out, which assumed the function of diagnostic test, together with nine (9) CE who exercised their professional activity in the CC. The results allowed the design and implementation of a short-term training that responded to the needs of the target audience. By the end of the training, an interview was applied equal to the first one, to understand the knowledge that was acquired in the training and the consequent development of the competences of the CE group. The main results show that the EI were not prepared to act correctly taking into account measures for their safety or the safety of the victim himself. The training significantly improved the competencies of the CE in the event of accidents. The training should have had more hours and more questions of practical action, because there are difficulties that come from the basis of training, both in FA and in simple pedagogical practices. For the participants, the initial training curriculum should include the competences in this area and the educational and curricular policies should make compulsory education compulsory, as there is no quality education, no educational reform, no pedagogical innovation, without adequate teacher training.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/59616
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Andreia Sofia Longa Ferraz.pdf3,28 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID