Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/59615

TitleOs desafios da profissão docente e as competências necessárias para o professor no século XXI, na modalidade de educação a distância
Author(s)Gottschalck, Diana Raquel Schneider
Advisor(s)Osório, António José
KeywordsDificuldades dos professores
Barreiras
Competências necessárias
Formação continuada
Teacher difficulties
Barriers
Necessary skills
Ongoing formation
Issue date2018
Abstract(s)A presente dissertação buscou identificar, quais são os desafios que os professores que trabalham nos Cursos Técnicos, Eixo Gestão e Negócios, na modalidade de Educação a Distância se deparam constantemente, e quais são as principais competências que permeiam, e se fazem necessárias, para que o docente desenvolva seu papel em sala de aula. Inicialmente obteve-se, as características da Região, posteriormente o contexto educacional, assim como a organização educativa, profissão docente, mudanças e tecnologias, formação continuada e as competências. Afim constatar quais seriam as percepções dos docentes, diretores e alunos, realizou-se a entrevista com professores e diretores, contudo, por ter uma quantidade de alunos elevado, aos alunos houve a necessidade da aplicação de um questionário. As entrevistas realizadas, forneceram informações, bastante significativas quanto às percepções, as competências são essencialmente importantes, tanto sob a ótica do docente, quanto direção e aluno, todos possuem a mesma assimilação sobre este contexto. Entre os desafios, nem todos os docentes compartilham dos mesmos entendimentos, mas a divergência de percepções acerca de desafios, certamente, está relacionada ao fato, de alguns professores trabalharem menos horas, e outros terem uma grande carga horária de trabalho semanal. A seleção do referencial teórico, serviu como norteador para o desenvolvimento da dissertação e ao mesmo tempo, relaciona-la com o estudo empírico.
The present research looked for the challenges of teachers that work in the Technical Courses, Management and Business Axis, in the modality of Distance Education, are constantly faced, and what are the main competences that permeate, and are necessary, in order to develop his/her role in the classroom. Initially the study took the characteristics of the Region, the educational context, the educational organization, the teaching profession, changes and technologies, ongoing formation and the competences. In order to verify teachers', directors' and students' perceptions, the interview was conducted with teachers and principals, however, due to the high number of students, the students had to apply a questionnaire. The interviews provided quite significant information, considering the perceptions; the competences are essentially important, both from the perspective of the teacher, as well as the school staff and student, all of them have the same assimilation on this context. Among the challenges, not all teachers share the same understanding, but the divergence of perceptions about challenges is certainly related to the fact that some teachers work fewer hours and others have a large weekly workload. The selection of the theoretical reference, served as a guide for the development of the dissertation and, at the same time, relates it to the empirical study.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologias Educativas)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/59615
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diana Raquel Schneider Gottschalck.pdf
  Restricted access
2,72 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID