Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/59609

TítuloAnálise aos processos formativos numa instituição de ensino superior: balanços e propostas de desenvolvimento
Outro(s) título(s)Analysis of training processes in a higher education institution: balance sheets and development proposals
Autor(es)Rodrigues, Tânia Sofia Mota
Orientador(es)Silva, Manuel António
Palavras-chaveRecursos humanos
Formação profissional contínua
Avaliação da formação
Human resources
Continuous vocational training
Training evaluation
Data2018
Resumo(s)O objeto de estudo desta investigação e do estágio é a Formação Profissional contínua, nomeadamente os seus processos de conceção e desenvolvimento numa Instituição que se define por cultivar a Educação e a Formação. Primando pela exigência e complexidade na sua forma de planeamento e execução, a Formação Profissional visa ultrapassar as barreiras que lhe são impostas pela legislação e pelo próprio modo de funcionamento do contexto de trabalho. O seu foco pressupõe dar resposta às dificuldades de desenvolvimento (essencialmente) profissional dos colaboradores institucionais, onde nasce uma intenção de estreitamento entre a teoria (o ideal) e prática (o operacional). A investigação realizada em contexto de estágio foi orientada para a compreensão crítica do trabalho de formação contínua promovido e realizado pela Divisão de Formação e Desenvolvimento de Recursos Humanos da Universidade do Minho, começando pelo que a organização designa por levantamento de necessidades (a fase pré-plano de formação) até à fase da avaliação (final e também de impacto, se tal for o caso), passando fase de implementação. O trabalho de formação em análise diz respeito ao realizado no biénio 2016/2017. Através de uma metodologia baseada no paradigma das ciências sociais e numa abordagem qualitativa, procura-se compreender as dinâmicas de formação existentes e sua relevância para os trabalhadores a quem se destina e para a organização que a oferece. Os Planos de Formação analisados são os referentes aos Trabalhadores não Docentes e não Investigadores da Universidade do Minho, sendo em que 2016 ocorreram 365 participações em 48 formações desenvolvidas e em 2017 473 participações em 45 formações desenvolvidas.
The object of study of this research and the internship is continuous vocational training, namely its design and development processes in an institution that is defined by cultivating education and training. Striving for the requirement and complexity in its form of planning and execution, vocational training aims to overcome the barriers imposed by the legislation and the way in which the work context operates. Its focus presupposes addressing the difficulties of developing (essentially) professional institutional collaborators, where an intention of narrowing between the theory (the ideal) and practice (the operational) is born. The research conducted in the context of internship was oriented to the critical comprehension of the work of continuous training promoted and carried out by the Division of Training and Development of human resources of the University of Minho, beginning with what the Organization designates by survey of needs (the pre-plan training phase) until the evaluation phase (final and also impact, if applicable), passing the implementation phase. The work of training in analysis relates to that carried out in the 2016/2017 biennium. Through a methodology based on the paradigm of the social sciences and a qualitative approach, it seeks to understand the existing training dynamics and its relevance to the workers to whom it is intended and to the organization that offers it. The training plans analyzed are those referring to the non-professors and non-researchers of the University of Minho, and in which 2016 there were 365 participations in 48 developed formations and in 2017 473 participations in 45 developed formations.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/59609
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tânia Sofia Mota Rodrigues.pdf
Acesso restrito!
2,45 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID