Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/59597
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Antunes, Maria da Conceição Pinto | por |
dc.contributor.author | Macedo, Ana Catarina Novais | por |
dc.date.accessioned | 2019-03-21T15:40:43Z | - |
dc.date.available | 2019-03-21T15:40:43Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/59597 | - |
dc.description | Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) | por |
dc.description.abstract | A presente investigação/intervenção foi concretizada numa IPSS do norte do país visando a promoção da qualidade de vida na terceira idade. O estágio decorreu no âmbito do Mestrado em Educação, área de especialização de Educação de Adultos e Intervenção Comunitária. O projeto “O envelhecimento ativo para a sustentabilidade da qualidade de vida” teve como público-alvo um grupo de adultos em processo de reforma e pré-reforma, provenientes de um bairro social. Neste contexto estabelecemos como finalidade da intervenção a promoção de um desenvolvimento integral, recorrendo ao estímulo de um envelhecimento ativo e à aquisição de novas aprendizagens/conhecimentos. A EAIC permitiu estimular nesta população um espirito de envelhecimento ativo, com a transformação do seu quotidiano, inserido numa dinâmica de educação ao longo da vida, aliada a momentos de lazer e diversão. Compreendeu-se que o paradigma de investigação/intervenção mais adequado a este projeto era o qualitativo, mais concretamente o paradigma interpretativo hermenêutico. A investigação-ação participativa evidenciou-se como a metodologia mais adequada para este projeto enquanto promotora da participação e motivação de todos os agentes sociais. Com o intuito de alcançar a finalidade estipulada foram desenhadas quatro oficinas com atividades direcionadas aos interesses e necessidades dos utentes. Essas atividades albergam a utilização das novas tecnologias, a promoção de um estilo de vida saudável, o exercício mental, o contacto com a cultura e o sentido reflexivo do público-alvo. No final do projeto, atestamos que os utentes se sentiram felizes e realizados por integrarem este projeto, contribuindo para alteração do seu quotidiano e, por conseguinte, para a melhoria da sua qualidade de vida. | por |
dc.description.abstract | This investigation/intervention was developed in a Private Institution of Social Solidarity in the north of the country and it was aimed to improving the quality of life of the elderly. The internship was part of the Masters of Education, particularly in the specialization of Adult Education and Community Intervention. The project “Active aging for the sustainability of the quality of life” had as target a group of adults in the process of retirement or pre-retirement, mostly from a social housing neighborhood. In this context, we established as an aim to achieve the promotion of an integral development, by stimulating active aging and the acquisition of new knowledge and skills. The Adult Education and Community Intervention approach allowed to stimulate in this population an active aging disposition with the transformation of their daily life, by adopting a dynamic of long-life education, as well as providing moments of leisure and even fun. We understood that the investigation/intervention paradigm that was more appropriate for this project would be qualitative, more specifically the interpretive-hermeneutic paradigm. The investigation-participatory action was considered the most appropriate methodology for this project, as it allows the promotion of the participation and motivation of all the social agents. To achieve the objectives we had designated, we developed four workshops with activities that were related to the users’ interests and needs. These activities consisted in the use of new technologies, the promotion of healthy lifestyles, mental exercise, contact with different aspects of culture and the reflective sense of the target group. By the end of the project, we attested that the users were happy and fulfilled for being part of a project that contributed to a change in their daily lives and, therefore, improved their standard of living. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Envelhecimento ativo | por |
dc.subject | Educação de adultos | por |
dc.subject | Educação ao longo da vida | por |
dc.subject | Qualidade de vida | por |
dc.subject | Active aging | por |
dc.subject | Adults education | por |
dc.subject | Long-life education | por |
dc.subject | Quality of life | por |
dc.title | O envelhecimento ativo para a sustentabilidade da qualidade de vida | por |
dc.title.alternative | Active aging for the sustainability of the quality of life | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 202185494 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 18 valores | por |
sdum.uoei | Instituto de Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Catarina Novais Macedo.pdf | Relatório de Estágio | 2,56 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |