Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/59573

TitlePara além da diferença
Other titlesBeyond the difference
Author(s)Sampaio, Ana Patrícia Oliveira
Advisor(s)Antunes, Maria da Conceição Pinto
KeywordsDeficiência
Educação de adultos
Autonomia
Inserção social
Competências de vida
Disability
Adult education
Autonomy
Social insertion
Life skills
Issue date2018
Abstract(s)O projeto “Para Além da diferença” desenvolveu-se no contexto de um centro de atividades ocupacionais de uma instituição particular de solidariedade social com jovens e adultos com deficiência. A intervenção assumiu como finalidade a promoção de uma vida mais autónoma, ativa e participativa, promotora de competências de socialização e de desenvolvimento pessoal, comunitário e integral junto dos cidadãos com deficiência. A tipologia da intervenção combina as vantagens da integração e do respeito pelos direitos individuais dos seres humanos, nomeadamente o direito à igualdade. No plano de investigação/intervenção optamos pelo uso do paradigma qualitativo/interpretativo ou hermenêutico e da metodologia de investigação-ação participativa. Com base nos dados aferidos no diagnóstico de necessidades, delineamos um conjunto de objetivos, efetivamente concretizados através da implementação de um conjunto de atividades que pretendiam o desenvolvimento integral dos participantes da intervenção e o desenvolvimento de estratégias de educação de adultos. Em detrimento da ação foram criadas sete oficinas com o propósito de criar condições para a inserção social e para a educação ao longo da vida, a partir da capitalização de saberes e da criação de novos universos de referência bem como novas formas de relação com esses saberes. Da análise dos resultados da intervenção, realça-se o contributo do projeto para a aquisição de competências que promovam o aprender a aprender ao longo da vida, e o desenvolvimento de uma aprendizagem autónoma, que possibilitou aos participantes a oportunidade de agir sobre os seus projetos de vida com vista à sua integração na comunidade.
The project "Beyond difference" was developed in the context of a center of occupational activities in a private institution of social solidarity with young people and adults with disabilities. The purpose of the intervention was to promote a more autonomous, active and participative life, promoting socialization skills and personal, community and integral development for citizens with disabilities. The typology of the intervention combines the advantages of integration and respect for the individual rights of human beings, including the right to equality. In the research / intervention plan we opted for the use of the qualitative / interpretive or hermeneutic paradigm and the participatory action-research methodology. Based on the data obtained in the diagnosis of needs, we outlined a set of objectives, effectively implemented through the implementation of a set of activities that aimed at the integral development of the intervention participants and the development of adult education strategies. To the detriment of the action, seven workshops were created with the purpose of creating conditions for social insertion and for lifelong education, based on the capitalization of knowledge and the creation of new reference universes as well as new forms of relation with these knowledge. From the analysis of the intervention results, it’s highlighted the contribution of the project in the acquisition of competences that promote the learning to learn throughout the life, as well as to develop an autonomous learning and to act on its projects of life with a view to their integration in the community.
TypemasterThesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/59573
AccessrestrictedAccess
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Patrícia Oliveira Sampaio.pdf2,57 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis