Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/59506

Title(Re)construindo, (re)educando
Other titles(Re)building , (re)educating
Author(s)Mendes, Daniela Soraia Monteiro
Advisor(s)Antunes, Maria da Conceição Pinto
KeywordsPobreza
Famílias multiproblemáticas
Educação de adultos
Intervenção comunitária
Poverty
Problematic families
Adulthood education
Community intervention
Issue date2019
Abstract(s)O presente relatório de estágio é resultado de uma investigação/ intervenção efetuada numa instituição pública da administração local, no Nordeste Trasmontano, mais concretamente junto de três famílias. O nosso público-alvo foi previamente selecionado pela nossa instituição em conjunto com a Segurança Social. Desta forma, foram-nos designados dezasseis indivíduos dos 19 meses aos 53 anos de idade, cujo ponto comum, incidia na diversidade de problemáticas, nomeadamente, falta de higienização, baixas competências parentais, sociais, pessoais, desorganização e escassez de autonomia. O projeto “(Re)construindo, (re)educando”, desenvolveu-se no âmbito do paradigma qualitativo/interpretativo hermenêutico, com recurso à metodologia de investigação-ação participativa e às técnicas de animação sociocultural. Após analisarmos, investigarmos e questionarmos, trabalhamos para minimizar e/ou colmatar as necessidades dos participantes e investir nos seus interesses e potencialidades. Neste sentido foram desenvolvidas seis oficinas: 1-oficina dos trabalhos manuais; 2- oficina da língua portuguesa;3- oficina da gestão doméstica; 4- oficina da educação/promoção da saúde; 5- oficina do relacionamento interpessoal e parental; 6- oficina do ambiente e da reciclagem. Nestas foram desenvolvidas atividades de forma a estimular os participantes para a aquisição de boas práticas. Através dos dados recolhidos, verificámos que obtivemos resultados positivos, tais como: melhoria da fluência da língua portuguesa; poupança e reaproveitamento de materiais; melhores hábitos de alimentação e higiene, aquisição de competências de gestão doméstica e financeira, aquisição de competências parentais entre outras.
This internship report is the result of an investigation/intervention done in a public institution of local administration, in the “Nordeste Trasmontano”, more specifically next to three families. Our public was previously selected by our institution together with Social Security. By this way, we worked with sixteen individuals from nineteen months to fifteen three years old, that have in common the lack of hygiene, low parental, social, personal competences, disorganization and lack of autonomy. The project “(Re)building, (re)educating” was developed in the extent of the paradigma qualitative/ explanatory hermeneutic with resource to the methodology of investigationachion and questioning, working to minimize and/or filling the needs of participants and invest in their interests and potentialities. Thought, we developed six workshops: 1- workshop of handworking; 2- workshop of portuguese langue; 3-workshop of home management; 4- workshop of education/health promotion; 5- workshop of parental and interpesornal relationship; 6- workshop of environment and recycling. In these, there were developed activities to stimulate the participants to acquire good practies. Through the information collected, we could see that we had positive results like: improvement in Portuguese language fluency, hygiene, acquisition of home and financial management competences among others.
TypemasterThesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/59506
AccessopenAccess
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniela Soraia Monteiro Mendes.pdf2,97 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis