Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/59496

TítuloA promoção da ecoliteracia: intervenção em contextos de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Outro(s) título(s)Promoting ecoliteracy: acting on first and second cycle of primary school
Autor(es)Sampaio, Catarina Luísa Moutinho
Orientador(es)Ramos, Rui Lima
Palavras-chaveEcoliteracia
Ambiente
Literatura para a infância
Ensino
Língua portuguesa
Ecoliteracy
Environment
Children's literature
Teaching
Portuguese language
Data2018
Resumo(s)O presente relatório de estágio apresenta o trabalho desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada integrada no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Selecionou como tópico específico de desenvolvimento a promoção da ecoliteracia em alunos do 1.º e do 2.º ciclo do Ensino Básico, desenvolvendo um pensamento ecológico e refletindo, dominantemente, sobre a estrutura e o funcionamento da língua nesse processo. De modo a resolver os problemas atuais e a promover a melhoria da qualidade de vida das populações, acautelando sempre a importância de pensar no futuro, é necessária a criação de uma consciência ambiental/ecológica nas crianças e nos jovens, uma vez que serão estes os primeiros atores. Neste sentido, achámos pertinente a estruturação de algumas atividades para os alunos de uma turma do 3.º ano e de outra do 5.º ano, com vista a atingir os seguintes objetivos: promover a ecoliteracia através da estrutura e do funcionamento da língua e de textos de literatura infantil e juvenil, despertar a consciência ambiental e sensibilizar para a necessidade de uma mudança de comportamentos, mentalidades e valores, desenvolvendo a capacidade de interrogação sobre as práticas, desenvolver competências linguísticas, promover o trabalho cooperativo estimulando a participação de todas as crianças e verificar se as estratégias de intervenção implementadas promovem, de igual forma, a ecoliteracia nos diferentes níveis de escolaridade Os resultados obtidos levam-nos a concluir que existiu o desenvolvimento de conhecimentos e competências dos participantes, acerca do seu meio, do seu ambiente, através da estrutura e do funcionamento da língua.
The present internship report showcases the work developed during the Supervised Teaching Course that is part of the Master's in 1st and 2nd Cicle of Basic Teaching curriculum. The specific topic selected relates to the development and promotion of ecoliteracy in first and second cycle students of elementary school, developing an ecological mindset and reflecting, predominantly, over the structure and functioning of language in the process. As to solve current problems and to promote better quality of living of populations, and considering the importance of thinking about the future, it is necessary to create an environmental and ecological awareness in children and teens, since these will be the ones to act. To this point, we found pertinent to structure some of the activities of students from a class in both the 3rd and 5th grades, aiming at achieving the following goals: promoting ecoliteracy through the structure and functioning of language and juvenile literaturary texts, raising environmental awareness and making students aware of the need of change behavior, mindset and values, developing the ability to question common practices, developing linguistic skills, promoting cooperative work stimulating participation of all children and check if the intervention strategies applied promote, in equal manner, ecoliteracy across different levels of scholarship. The results obtained led to conclude that there was development of knowledge and skills of the participants, about their surroundings, through structure and function of language.
TipomasterThesis
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º ciclo do Ensino Básico
URIhttp://hdl.handle.net/1822/59496
AcessorestrictedAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Catarina Luísa Moutinho Sampaio.pdf37,06 MBAdobe PDFVer/Abrir  Solicitar cópia ao autor!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis