Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/59437

TitleControlo de gestão em empresas familiares: o caso da Luís Leite-Contabilidade, Lda.
Other titlesFamily businesses’ management control: the case of Luís Leite- Contabilidade, Lda.
Author(s)Silva, Cátia Alexandra Alves da
Advisor(s)Silva, Anabela Martins
KeywordsControlo de gestão
Empresas familiares
Sistemas de controlo de gestão
Contabilidade de gestão
Inovação
Management control
Family businesses
Management control systems
Management accounting
Inovation
Issue date2018
Abstract(s)Num contexto económico adverso, e face a uma realidade empresarial em constante mudança, o Controlo de Gestão é visto como uma ferramenta de gestão crucial para assegurar o sucesso e a continuidade das organizações. Neste sentido, tem existido um desenvolvimento dos sistemas de controlo de gestão, de forma a auxiliar os gestores na tomada de decisão, nomeadamente, proporcionar-lhes o conhecimento necessário para uma melhoria na gestão da atividade. Nesta linha de pensamento, e uma vez que em Portugal se estima que 70 a 80% das empresas sejam de natureza familiar, que contribuam para 60% do Produto Interno Bruto, o presente relatório de estágio visa analisar os sistemas de controlo de gestão implementados numa empresa familiar, mais concretamente na empresa Luís Leite-Contabilidade, Lda., além do cumprimento do art. 9 do Regulamento de Inscrição, Estágio e Exames Profissionais (RIEEP), no que concerne à realização do conjunto de atividades referentes ao exercício da profissão do Contabilista. Assim, o estágio curricular na empresa Luís Leite-Contabilidade, Lda., teve início a 1 de outubro de 2017 e conclusão em 30 de abril de 2018. Na elaboração deste relatório adotou-se uma abordagem qualitativa com recurso a duas estratégias de investigação, nomeadamente o estudo de caso e a investigação-ação. Como fontes de recolha de informação, recorreu-se à análise de um questionário, à análise da revisão da literatura e à observação direta e participante. Na parte empírica, apresentou-se uma comparação entre a literatura existente e a realidade observada durante os sete meses de estágio, chegando-se à conclusão que a Luís Leite-Contabilidade, Lda. tem implementados alguns procedimentos de controlo de gestão, como a elaboração de orçamentos e alguns instrumentos de diálogo. Contudo, constatou-se que esta empresa poderia adotar medidas de forma a melhorar a análise e o tratamento da informação recolhida por estes sistemas.
The adverse economic panorama and a constantly evolving business reality make Management Control an essential tool to secure the success and continuity of organizations. As such, management control systems have been evolving in order to help managers’ decision making, providing them the knowledge required for an improved activity management. It is estimated that 70-80% of Portuguese companies are family-owned and contribute to 60% of the Gross Domestic Product. Accordingly, this internship report aims to analyse the management control systems implemented at Luis Leite-Contabilidade, Lda, a family-owned company. This curricular internship took place from the 1st of October 2017 to the 30th of April 2018, and enabled the fulfilment of the requirements stated on the 9th Article do Regulamento de Inscrição, Estágio e Exames Profissionais (RIEP). A qualitative approach was used in the elaboration of this report, mainly study case and investigation-action. Analysis of questionnaires, analysis of literature reviews and a direct and participative observation were the employed sources for information collection. For the empiric section, the existing literature was compared with the reality observed during the internship’s seven months, allowing the conclusion that Luís Leite- Contabilidade, Lda. executes management control systems such as budget preparation and certain dialog tools. Nonetheless, newly adopted company measures could improve the analysis and treatment of the information gathered by these systems.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Contabilidade
URIhttp://hdl.handle.net/1822/59437
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cátia Alexandra Alves da Silva.pdf
  Restricted access
7,56 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID